Faceli lança Projeto de Extensão AlfabetizAÇÃO para atender alunos das escolas da Prefeitura

As aulas acontecerão na Brinquedoteca da faculdade, duas vezes por semana, nos horários alternados ao da escola.

Para contribuir no processo de alfabetização dos alunos das escolas da rede municipal de Linhares que apresenta dificuldades no aprendizado, a Faceli lançou hoje o Projeto de Extensão AlfabetizAção. No primeiro momento serão atendidos 24 alunos do 3º ano da EMEF Maria Aparecida Lavagnoli, do bairro Interlagos, que ainda não estão alfabetizados. O trabalho é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli).

As coordenadoras do projeto, Márcia Perini Valle e Valéria Vieira dos Santos, explicaram que as aulas acontecerão na Brinquedoteca da faculdade, duas vezes por semana, nos horários alternados ao da escola. “Para que esses alunos aprendam a ler e escrever vamos desenvolver um trabalho lúdico com jogos de memória, loto leitura, alfabeto móvel, bingo, produção de texto e, por meio de dinâmica, trabalharemos a autoestima. O 3º ano é o momento em que as crianças começam a ser reprovadas, por isso definimos esse o público a ser trabalhado. A alfabetização é o passaporte para a vida. Ela garante o exercício pleno da cidadania e é o primeiro passo para o aprendizado de outros conteúdos”, explicaram.

A diretora acadêmica da Faceli, Renata Basso, falou da importância do projeto. “Acredito que podemos transformar realidades e isso só acontece quando colocamos em prática o que conhecemos. Essa é uma oportunidade para a escola e alunos e uma forma de devolvermos a comunidade o que ela tem feito pela instituição. Esse é o primeiro de muitos movimentos que estão por vir. Viemos para fazer a diferença”, frisou.

A diretora da EMEF Maria Aparecida Lavagnoli, Rosiene Firme de Almeida, agradeceu a faculdade pela parceria. “Era um desejo muito grande da escola e vai contribuir na complementação da alfabetização. No projeto eles vão trabalhar a dificuldade específica de cada aluno, que na verdade é uma dificuldade natural do tempo da criança”, observou.

Os alunos serão monitorados por nove estudantes de Pedagogia da Faceli, a partir do 3º período do curso, pois é nessa etapa que começam a estudar as disciplinas de Alfabetização e Letramento. Eles terão orientação direta das coordenadoras do projeto, tanto na aplicação das aulas, quanto planejamento das atividades.

A estudante do 7º período do curso de Pedagogia, Brunela Brunelli Endleich, está bem empolgada com o projeto. “Além de devolutiva do que a comunidade faz por nós por sermos uma instituição de ensino pública municipal, por em prática o que aprendemos na teoria é excelente. Conhecer quais são as demandas, quem é o nosso público que nos espera lá fora, tem sido maravilhoso”, disse.

Dona Aneozir Camelete Dalmazio, avó do aluno Cristhian, acompanhou o primeiro dia do projeto e não conteve a emoção. “Era meu sonho vê meu neto participando de aulas de alfabetização. Ele sempre teve um pouco de dificuldade e procurava um lugar que pudesse ajudar na questão. Fiquei feliz com o projeto e muito emocionada quando cheguei aqui”, disse.

A presidente da Fundação Faceli, Jussara Carvalho de Oliveira, a coordenadora de Pesquisa e Extensão, Zilda Maria Fantin Moreira, e o professor e coordenador do curso de Pedagogia, Salatiel dos Santos Ribeiro, estiveram presentes no evento.

Fonte: Site da Prefeitura de Linhares