Nos dias 24 e 29 de junho a Faceli realizou treinamentos teóricos e práticos para a equipe que vai dar suporte ao 1º Seminário dos Direitos da Pessoa com Deficiência Visual, que vai ser realizado nos dias 1 e 2 de julho, nas dependências da Faculdade. Participaram dos treinamentos 27 pessoas, entre deficientes visuais e guias videntes em formação.
As atividades foram coordenadas pelo professor Anderson Ramires Pestana, coordenador de Pesquisa e Extensão da Faculdade, e orientadas pela professora Marcela Rúbia Tozato Daltio. Ambos representam a Faceli no seminário.
A organização e realização do seminário é da Faceli e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Deficiência Visual e Cão-Guia. No primeiro dia as atividades serão realizadas das 18h às 22h; e no segundo dia, das 8h às 12h. A carga horária é de 8 horas, com direito a certificado.
São parceiros do evento: a Associação dos Deficientes de Linhares (Adefil), Centro Acadêmico Marco Antônio Redinz (Ceamar), Centro de Atendimento Educacional Especializado de Linhares, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Linhares, Grupo Escoteiro Linhares 35°/ES, as secretarias de Assistência Social e de Educação de Linhares e a Superintendência Regional de Educação de Linhares.
No dia 1º de julho haverá palestra com o oftalmologista Leonardo Sigefrido Duarte Colodetti e Mesa Redonda com o tema “Políticas públicas para o aluno com deficiência visual”, com o professor Anderson Ramires Pestana, o engenheiro Felipe Rigoni Lopes e os pedagogos Douglas Christian Ferrari de Melo e Marcela Rúbia Tozato Daltio.
No dia 2 serão realizadas oficinas e práticas com os professores Douglas Christian Ferrari de Melo. Giselle Lemos Schmidel Kautsky, Ruy Antonio W. R. de Miranda, Bernadete Sessa Rutigliano, Ledenicia da Penha Martins Marques, Arneida Coutinho Carvalho Boniatti, Leo Augusto Tarilonte Júnior, Cláudia Castro de Carvalho Nascimento, Regina Célia Monteiro Lima, Maria Aparecida Coutinho Dal’Orto e Fernanda Silva Pereira.
Em seguida, o professor João Estevão Silveira Filho vai proferir palestra com o tema “Por uma cultura educacional inclusiva: do agente ao ambiente”. Após a atividade, a professora Cácia Scuassante Bolsan encerrará o evento.