NUPAN – NÚCLEO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS E DE NEGÓCIOS, DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES/FACELI.
As atividades do NUPAN são destinadas à consultoria e prestação de serviços à comunidade (pessoas físicas e jurídicas) nas seguintes áreas: Finanças, Mercadologia, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Produção (Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos), Materiais e Sistemas de Informações Gerenciais.
I. O atendimento a Pessoa Física será realizado nas seguintes áreas:
A. Administração Financeira
a. Orientação para o uso consciente do crédito e controle do endividamento;
b. Orientação para elaboração de orçamento pessoal ou familiar;
c. Orientação para o consumo planejado e consciente;
d. Orientação sobre poupança e investimento;
e. Análise e orientação para a formação de preço de venda de produtos e serviços para os profissionais autônomos;
f. Orientação sobre o planejamento financeiro dos pequenos negócios;
g. Orientação para elaboração e preenchimento do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF).
B. Gestão de Recursos Humanos
a. Orientação para elaboração de Curriculum Vitae;
b. Orientação para participação em entrevistas de emprego;
c. Elaboração de palestras e workshops para desenvolvimento de habilidades ligadas ao relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.
C. Mercadologia
a. Orientação para o desenvolvimento do marketing pessoal;
b. Orientação para uso das redes sociais;
II. O atendimento para Pessoa Jurídica será realizado nas seguintes áreas:
A. Administração Financeira
a. Orientação para a formação de preço de venda de produtos e serviços para os Microempreendedores Individuais (MEI) e Microempresários;
b. Orientação sobre o planejamento financeiro dos pequenos negócios;
c. Orientação para elaboração do fluxo de caixa.
B. Gestão de Recursos Humanos
a. Orientação para elaboração de processo de recrutamento;
b. Orientação para elaboração de pesquisa de clima organizacional;
c. Orientação para levantamento de necessidades de treinamento;
d. Orientação para elaboração programa de integração de pessoas.
C. Mercadologia
a. Orientação para divulgação de produtos e serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI) e Microempresários;
b. Orientação para registro de marcas e domínios na WEB aos Microempreendedores Individuais (MEI) e Microempresários.
D. Produção (Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos) e Logística
a. Orientação para pesquisa e desenvolvimento de produto e serviço;
b. Orientação para organização do layout.
E. Materiais
a. Orientação para realização de inventário de bens pelos Microempreendedores Individuais (MEI) e Microempresários;
b. Orientação para elaboração de planilhas para cálculo de controle de estoque.
F. Sistemas de Informações Gerenciais
a. Orientação para elaboração de planilhas no Excel;
b. Orientação para aquisição de softwares aos Microempreendedores Individuais (MEI) e Microempresários;
OBJETIVO:
Proporcionar aos alunos do Curso de Administração a integração dos aspectos teóricos e práticos das atividades e dos processos desenvolvidos por Microempreendedores Individuais (MEI), pelas Microempresas e por Pessoas Físicas.