O Ensino Superior representa uma etapa de grande importância na vida do cidadão e pode ser encarado como uma engrenagem fundamental para o desenvolvimento social e econômico do país. Nesse nível, além de consolidar conhecimentos adquiridos ao longo da vida, substancia-se a aprendizagem, a carreira e, porque não dizer, o perfil do profissional que se deseja formar, para que os indivíduos possam estabeler-se, em vias de igualdade, nessa “selva” competitiva que se instaurou no mercado de trabalho. Diante dessa premissa, acrescenta-se, ainda, a importância da valorização intelectual, fator indispensável e indissociável para os valores que desenvolvemos como instituição de ensino.
Com o passar dos anos, é possível desenvolver experiências e habilidades técnicas, mas o senso crítico, a capacidade de discernimento, a viabilidade de construção de ideias e conceitos, desenvolvem-se, de fato, no ensino superior. A atual gestão da Faceli propõem-se a desenvolver, além do exposto, a “consciência social”, fator indispensável para o pleno exercício da profissão, seja ela qual for.
Diante das expressões “competência” e “habilidades”, somos remetidos a um grande desafio educacional, pois desenvolver competência requer o estabelecimento de um compromisso de integração e consciência social, na busca de soluções que viabilizem melhores condições profissionais, pessoais e sociais. Um todo é acrescido de valor. Assim se constitui o ser humano.
Esse desafio que nos é posto instiga a busca constante pela revisão e atualização das estratégias que fundamentam o nosso trabalho na Faceli. Cientes desse compromisso, somos instigados a não medir esforços para que essa instituição se torne, cada vez mais, referência de Educação Superior no Estado do Espírito Santo e no Brasil! Esse é o nosso compromisso!