Núcleo de Práticas Jurídicas da Faceli realizou com sucesso Sessão de Mediação Simulada com os alunos do curso de Direito

No dia 09/11/2019 o NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas) da Faceli através dos seus professores orientadores, Selma Segato Vieira e Hélio Sischini de Carli, realizou no auditório da UAB uma sessão de mediação simulada com os alunos do 7º ao 10º Período do Curso de Direito da Faceli.

“O evento foi muito importante, porque ele instrumentalizou na prática aquilo que a gente só estava vendo na teoria. A gente só vê na sala de aula e não tem ideia de como funciona na verdade e como foi um caso realista, não foi nenhuma encenação, deu para gente ter uma percepção bem real do que realmente acontece e como funciona uma mediação”, ressaltou o aluno do 9º período do curso de Direito Igor Nardi Stieg.

Para a aluna Amanda de Souza Barbosa, do 7º período do curso de Direito, “A simulação realizada agregou muito à minha vida acadêmica, pois a partir de então que realmente eu entendi e visualizei como esta seria na prática. O vídeo enviado para o estudo sobre a mediação também foi fundamental para que eu entendesse melhor o procedimento da mediação. Os professores do núcleo de prática estão de parabéns pela iniciativa do trabalho e por proporcionar melhor conhecimento sobre o assunto e aflorar a possibilidade dos alunos em ser mediadores”.

“O evento serviu para informação aos acadêmicos de Direito sobre Mediação, modalidade alternativa de solução de conflitos, em que um Mediador busca estimular, facilitar ou promover o diálogo entre as partes. A mediação, pelo que a simulação permitiu compreender, é particularmente adequada a solução de conflitos de família, em que havia relacionamento prévio entre as partes e pode ser que esse relacionamento se mantenha a partir da resolução daquele conflito em questão. A dinâmica foi bastante esclarecedora, em que os professores explicaram a natureza da mediação e a seguir foi realizada a simulação de uma audiência, envolvendo mediadores, partes e advogados”, destacou o aluno do 9º período Cesar José Fanton.