Prefeito Guerino anuncia 70% das vagas do vestibular da Faceli para estudantes de escolas públicas

O prefeito de Linhares Guerino Zanon anunciou na manhã desta quarta-feira (18) que 70% das vagas na Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) serão destinadas a estudantes de escolas públicas ou que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas particulares, mediante benefício de bolsa de 100%. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da Câmara de Linhares na sessão da última segunda-feira (16).

Os critérios também levam em consideração a renda familiar per capita do candidato, que deve ser, obrigatoriamente, de até um salário mínimo e meio. As novidades já começam a valer no processo seletivo da Faceli, em 2020. De acordo com a diretora presidente da Faceli, Jussara Carvalho de Oliveira, as cotas da faculdade são apenas as sociais, e não incluem as raciais. As vagas de ampla concorrência terão como único critério a maior nota obtida no processo de seleção da instituição.

“Somos uma faculdade pública municipal, totalmente gratuita e mantida pelo poder público, uma raridade no Brasil e a única do Espírito Santo. A novidade foi sugerida pelo prefeito Guerino Zanon justamente para beneficiar a população de baixa renda, uma vez que este estudante precisa apresentar comprovação da renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio”, explica a diretora.

Para o prefeito de Linhares Guerino Zanon, ao sugerir 70% das cotas para os alunos de escolas públicas, o governo municipal contribui, de forma significativa, para atenuar as diferenças que há entre a adesão de alunos das escolas particulares e públicas no ensino público superior.

“Normalmente quem estudou em escolas particulares no ensino médio vai para as universidades públicas e gratuitas e aqueles que estudaram em escolas públicas, em sua grande maioria se quiser fazer faculdade tinha que enfrentar as faculdades particulares e em boa parte dos casos caras. O objetivo do projeto é justamente mudar esta realidade e garantir o acesso dos alunos de escolas públicas ao ensino superior”, explica Guerino.

Neste ano de 2019, o vestibular da Faceli ofertou 300 vagas distribuídas entre os cursos de Administração, Direito e Pedagogia, nos turnos matutino e noturno.

Perfil dos estudantes

Uma pesquisa realizada na Faceli revelou que 44% dos estudantes dos cursos de Administração e Pedagogia possuem renda familiar per capi ta de um a dois salários mínimos. Contudo, no curso de Direito, somente 19% dos estudantes estão nessa faixa de renda. “É nessa realidade que a nova lei pretende oferecer equilíbrio”, destaca a diretora-presidente da Faceli.