Autores: Cidimar Andreatta (FACELI); Andrea Scopel Piol (FACELI); Luciane Martins de Oliveira Matos (FACELI); Tiago Cau Marques (Secretaria de Estado da Educação); Flávia Maria Jaques Elias (FACELI); e Ana Carolina da Conceição Nunes (FACELI)
- Resumo: O presente artigo, com abordagem qualitativa, apresenta um mapeamento das pesquisas envolvendo a Nova Reforma do Ensino Médio – NEM, a partir da Lei Nacional nº 13.145, de 16 de fevereiro de 2017. O trabalho teve como fonte de construção dos dados, o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES, no período de 2016 a 2024, na busca pelos termos ‘Reforma do Ensino Médio’ e/ou ‘Novo Ensino Médio’. Com a presente busca chegamos a um total de 76 trabalhos mapeados com o objetivo de evidenciar focos temáticos de pesquisas envolvendo a Nova Reforma do Ensino Médio. Os resultados indicam que a maior parte dos trabalhos são frutos de pesquisas oriundas de programas de Mestrado e/ou Doutorado, com grande concentração das pesquisas nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil. Tais pesquisas demonstram a grande influência de grupos empresariais na educação por meio das parcerias público-privadas. Os trabalhos mapeados demonstram que a aplicação da Reforma do Novo Ensino Médio não tem se mostrado eficaz na promoção de uma formação acadêmica sólida que realmente atenda aos interesses dos estudantes.





