27 3373-7900

Av. Presidente Costa e Silva, 177

Novo Horizonte - CEP 29902-120 - Linhares/ES

ENADE

  • O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova escrita, integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que tem por objetivo avaliar os cursos e as instituições de ensino superior, a partir do desempenho dos estudantes e de suas percepções sobre o processo formativo da graduação.

  • Curso da Faceli que fará o Enade em 2021

Esta será a primeira vez que os estudantes da Faceli serão submetidos ao Enade. De acordo com os cursos vinculados ao Ano II do ciclo avaliativo, em 2021, apenas os estudantes do curso de Pedagogia da Faceli realizarão o Enade.

  • Quais estudantes do curso de Pedagogia estão habilitados ao Enade 2021?

Ingressantes: estudantes que iniciaram o curso de Pedagogia em 2021, que estão devidamente matriculados e que têm de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021. Isso significa que os alunos dos 1º e 2º períodos do curso de Pedagogia da Faceli foram inscritos no Enade 2021.

Concluintes: estudantes que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso de Pedagogia e que não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2022. Isso significa que os alunos dos 7º e 8º períodos do curso de Pedagogia da Faceli foram inscritos no Enade 2021.

Todos os estudantes habilitados ao Enade 2021 já foram inscritos pelo coordenador de curso.

  • O estudante habilitado ao Enade é obrigado a participar do Exame?

Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à colação de grau.

Os estudantes ingressantes habilitados, devidamente inscritos pelas IES, estão dispensados da participação no Enade 2021, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Inep.

Já os estudantes concluintes habilitados, devidamente inscritos pelas IES, são convocados para participar obrigatoriamente do Enade 2021. Assim, somente os estudantes concluintes realizarão a prova a ser aplicada em 14/11/2021.

  • Qual a situação do estudante concluinte, habilitado ao Enade, que não realizar a prova?

O estudante concluinte habilitado ao Enade 2021 que não realizar a prova não poderá colar grau enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, uma vez que o Exame é componente curricular obrigatório para a conclusão do curso.

  • Responsabilidades do estudante concluinte habilitado
  • Ler o Edital nº 36, de 12 de julho de 2021, disponível em https://in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-36-de-12-de-julho-de-2021exame-nacional-de-desempenho-dos-estudantes-Enade-2021-331807144
  • Ler as mensagens enviadas pelo coordenador de curso em grupos de WhatsApp e e-mails, bem como as mensagens enviadas pela Secretaria Acadêmica no Portal do Aluno.
  • Acessar o sistema Enade, criar sua senha de acesso e guardá-la em local seguro, pois ela será solicitada para as próximas etapas necessárias.
  • Realizar seu cadastro no sistema Enade, através de endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br, no período de 19/07 a 13/11/2021.
  • Responder ao Questionário do Estudante no período de 30/08 a 13/11/2021, no endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br. As questões visam conhecer o perfil socioeconômico do estudante e como os estudantes percebem as condições, instrumentos utilizados e o processo de formação acadêmica ao longo de toda a graduação. O Questionário do Estudante é de preenchimento obrigatório. Caso o(a) estudante não preencha o questionário, será considerado(a) irregular perante o Enade 2021 e, portanto, não poderá colar grau.
  • Acompanhar a sua inscrição no Enade 2021. É de responsabilidade do estudante verificar se sua inscrição foi feita corretamente e, em caso negativo, procurar o seu coordenador para que sejam feitas as devidas correções dentro do prazo previsto para retificações.
  • Identificar o seu local de realização do Enade 2021. O estudante poderá conhecer seu local de prova, a partir do dia 01/11/2021, após o preenchimento do Questionário do Estudante. O sistema informará o endereço completo do local de prova. É recomendado que o Cartão de Informação do Estudante seja impresso e levado pelo estudante no dia do Exame, facilitando o seu acesso ao local de prova.
  • Chegar com antecedência ao local de prova indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição, portando documento de identificação válido e usando máscara de prevenção à Covid. A aplicação das provas do Enade 2021 ocorrerá dia 14 de novembro de 2021 e seguirá o horário de Brasília-DF, conforme descrito a seguir:
Abertura dos portões 12h00
Fechamento dos portões 13h00
Início da prova 13h30
Término da prova 17h30

 

  • Solicitação de Atendimento Especializado, Específico e/ou pelo nome social dos Estudantes

O período para esta solicitação é de 30/08/2021 até 03/09/2021, no site http://enade.inep.gov.br .

Atendimento especializado: para pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Atendimento pelo nome social: para pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero (estudante travesti ou transexual).

O Inep tem o direito de exigir, a qualquer momento, documentos que atestem a condição que motiva a solicitação de Atendimento Especializado e/ou pelo Nome Social.