Docente e Estudantes do curso de Pedagogia da Faceli lançam livro sobre jogos e brincadeiras infantis

O livro intitulado de “Manual Teórico-prático de Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: com uma Perspectiva Inclusiva” é uma obra coletiva, resultante do trabalho realizado entre as prof. Joana Lucia Alexandre de Freitas e estudantes, na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Educação Física, do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares – Faceli.

A ideia nasceu de um planejamento realizado em 2019, com a proposta de elaborar um plano de aula a partir do resgate ou criação de brincadeiras, trazendo, com base na literatura científica, a importância da Educação Física para o desenvolvimento infantil.

O material produzido, reuniu metodologias de ensino e uma coletânea de brincadeiras que darão aos pedagogos e demais profissionais que trabalham com crianças as orientações necessárias quanto aos benefícios dos movimentos no auxílio ao desenvolvimento psicomotor e emocional da criança durante a realização de dinâmicas recreativas, também sob uma ótica inclusiva.

“A importância dessa obra é a oportunidade de reunir em um só livro, várias orientações e propostas de brincadeiras que poderão ser utilizadas pelos pedagogos em seu cotidiano com as crianças”, ressaltou a Prof. Joana Lucia.

“Para mim, foi uma grande satisfação ter participado dessa obra”, disse a estudante Deyse Lucy Sfalsim. E ainda complementa, “Terminar um curso superior já com um livro publicado é uma forma de vermos valorizado todo o nosso esforço e dedicação”.

O livro já se encontra disponível para compra no site da Amazon.