Machado de Assis
Quincas Borba
Uma grande herança recebida por um homem ingênuo e um triângulo amoroso que mais tem de imaginário que real constituem os elementos que animam a trama de Quincas Borba. Neste romance, Machado de Assis aprofunda a ruptura que Memórias póstumas de Brás Cubas haviam estabelecido na literatura brasileira, lançando definitivamente os fundamentos de seu estilo.
Lima Barreto
O triste fim de Policarpo Quaresma
O livro traz o quadro social nos primeiros anos da república, nota-se que o romance se ocupa de aspectos relativos a fatos sócio históricos ocorridos quase vinte anos antes da sua elaboração, tempo da presidência de Floriano Peixoto (1891-1894).
José de Alencar
O tronco do ipê
O tronco do ipê não é apenas uma história ou simples recordações da vida dos senhores rurais. É um livro de costumes em que o autor toma posição diante das mudanças socioeconômicos da época, às vésperas da liberdade dos escravos.
Paulo Coelho
Na margem do Rio Piedra eu sentei e chorei
Numa história de amor estão os mistérios da vida. Pilar e seu companheiro conheceram-se na infância, afastam-se na adolescência, e onze anos depois tornam a se encontrar. Ela, uma mulher que a vida ensinou a ser forte e a não demostrar seus sentimentos. Ele, um homem capaz de fazer milagres, que busca na religião uma solução para os seus conflitos.