NUPPED – Núcleo de Práticas Pedagógicas

NUPPED – NÚCLEO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES/FACELI

O Núcleo de Práticas Pedagógicas (NUPPED) do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares – FACELI, como opção para a realização de Atividades Práticas I, II, III e IV, e dos Estágios Curriculares Supervisionados I, II, III e IV e de outras atividades afins.

O NUPPED tem natureza interdisciplinar, e o objetivo de proporcionar aos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia a integração dos aspectos teóricos, metodológicos e práticos das atividades e dos processos pedagógicos desenvolvidos por Instituições de Ensino, pelas Fundações, Organizações, e Associações e por Empresas que dispõem em seu quadro de pessoal o Pedagogo.

O NUPPED tem por finalidade proporcionar ao estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faceli a promoção de:

I. Ações articuladas conjuntamente com os demais setores da Faceli, como a Direção Acadêmica, a Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia, a Coordenação de Pesquisa e Extensão e a Coordenação de Estágio;

II. Ações integradoras com as disciplinas de Práticas de Ensino e correlatas, além de contemplar, caso esteja expresso no projeto, o aproveitamento de horas de Atividades Complementares e de Estágios Curriculares Supervisionados;

III. Articulação entre as pesquisas desenvolvidas no Curso de Licenciatura em Pedagogia e as práticas pedagógicas, respeitando as singularidades de cada instância educativa;

IV. Realização de atividades em parceria com outras Instituições de Ensino Superior, com Superintendências Regionais de Educação, Secretarias Municipais de Educação na formação continuada docente e assistência a projetos educativos.

As atividades do NUPPED são destinadas à consultoria, orientação pedagógica e prestação de serviços voluntários à comunidade nas seguintes áreas:

I. Educação Infantil;

II. Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

III. Gestão Escolar;

IV. Educação em Ambientes Não Escolares;

V. Educação de Jovens e Adultos;

VI. Educação Especial.

A primeira proposta de serviço do NUPPED foi realizada em 2022 com as oficinais pedagógicas “O Brincar Heurístico na Creche” com diretores, pedagogos e professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Linhares, com o objetivo de implementar sessões do brincar heurístico em turmas de 1 e 2 anos em escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Linhares. Os critérios de funcionamento do NUPPED estão dispostos no Regulamento Nº 002/2021 de 13, de 29 de setembro de 2021.

Horário de Atendimento:

De Segunda-Feira a Sexta-Feira