Graduandos do 6º período do Curso de Pedagogia da Faceli realizam trabalho interdisciplinar de cultura afro-brasileira e indígena

Acadêmicos do 6º Período do curso de Pedagogia da Faceli realizaram trabalho interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Fundamentos Teóricos e Metodológicos (FTM) de Artes e História, Diversidade e Cultura Afro-brasileira e Indígena, disciplinas ministradas, respectivamente, pela Profª Doutoranda Joana Lúcia Alexandre de Freitas e pela Prof.ª Doutora Ludmila Caliman Campos Vinhas Alcuri.

Nas dependências da Faceli, as professoras e os acadêmicos receberam os alunos do 4º ano, do turno matutino, da EMEF Jerônimo Monteiro, que inicialmente, participaram de uma palestra sobre diversidade, racismo e inibição do racismo recreativo. Na sequência, as crianças visitaram as seguintes oficinas: culinária africana, colares, pintura de rosto, tererê de cabelo, cerâmica e teatro africano “A lenda do diamante”.

Graduandos e professoras ficaram encantados com a receptividade das crianças ao participarem das atividades culturais. O evento, além de proporcionar o pleno exercício da Lei 11.645/08, também serviu para aumentar a admiração, o respeito e o apreço pelas culturas e etnias africanas e indígenas.

Em cada sala ambiente, havia elementos dessas culturas devidamente catalogados e explicados pelos graduandos. Os alunos da escola Jerônimo Monteiro ficaram encantados, como se percebe nas fotos a seguir: