Autores: Andréa Scopel Piol (FACELI); Cidimar Andreatta (FACELI); Dayane Lima Rodrigues (FACELI); Luciane Martins de Oliveira Matos (FACELI); e Yngrid Santos dos Reis (FACELI)
- Resumo: O artigo investiga os impactos da manifestação da Lei nº. 13.145(Brasil,2017), conhecida como a Reformado Novo Ensino Médio, na percepção da equipe gestora. A pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa, incluindo discussões a partir da legislação oficial e pesquisas envolvendo a temática em questão. Utilizou-se como instrumento de construção de dados questionários aplicados aos gestores de 02 (duas) escolas estaduais de Linhares-ES e a metodologia Análise de Conteúdo em categorias temáticas, definidas a priori (Bardin, 2009), afim de compreender os sentidos e significados da referida reforma. Os resultados demonstram que a materialização da Reforma perpassa por realidades e dificuldades singulares no processo de implementação do NEM, seja na formação dos docentes à prática pedagógica proposta a cerca dos Itinerários Formativos.