Autores: Ms. Marcela Rubia Tozato Daltio (FACELI); Amanda Teixeira da Costa (FACELI); e Ariani Caldeiro de Sousa (FACELI)
- Resumo: Este artigo bibliográfico apresenta um mapeamento das Pesquisas Científicas (PCs) sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) publicadas na Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE) no período de 2005 a 2024. O objetivo principal foi mapear o que se tem discutido sobre TEA na revista. A metodologia utilizada foi exploratória, de cunho bibliográfico, consistindo no mapeamento de 73 PCs identificadas por meio da leitura dos sumários. Os resumos das PCs foram analisados e categorizados em focos e subfocos temáticos. Os resultados demonstraram uma tendência de crescimento significativo na produção de pesquisas sobre TEA na RBEE, especialmente em períodos associados a mudanças na legislação. Notou-se um salto de 1% (2005-2009) para 15% (2020-2024) na proporção de publicações sobre o tema. Os focos temáticos mais proeminentes foram “Ensino para o estudante com TEA” (23%) e “Inclusão escolar do estudante com TEA” (22%), indicando forte concentração nas estratégias pedagógicas e processos de inserção. As conclusões apontam que, apesar do aumento de acesso, persistem desafios na permanência, participação e aprendizagem, evidenciando a necessidade de repensar as estratégias de suporte e aprimorar a formação docente. O estudo contribui para a identificação de lacunas na pesquisa, como a escassa produção sobre Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para TEA, e serve como base para subsidiar políticas e práticas mais eficazes na inclusão de pessoas com TEA.