PEDAGOGIA – Artigo – Percepção dos professores do ensino fundamental anos finais acerca da avaliação das dimensões afetiva e cognitiva de seus alunos.

Autores: ALMEIDA, Larissa Ribeiro; RICARDO, Lorena Santos.

  • Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a percepção dos professores do ensino fundamental anos finais, que atuam em Linhares-ES, acerca da avaliação da dimensão socioemocional e da aprendizagem dos discentes. Para a coleta de dados, foi elaborado um questionário online no Google Forms. Participaram 22 professores que atuam em escolas públicas e privadas no município de Linhares, no Ensino Fundamental Anos Finais. Os dados foram analisados qualitativamente e discutidos a partir do referencial teórico. Os resultados indicam que, dentre as competências que devem ser consideradas ao avaliar a Aprendizagem se sobressaem a Compreensão e o Pensamento Crítico. Já quanto as competências da dimensão socioemocional, a Compreensão e a Consciência Social são citadas com mais frequência. Constatou-se também que a avaliação é realizada diariamente, pela maioria dos participantes, e que o método mais utilizado tanto na avaliação da dimensão Socioemocional quanto da Aprendizagem é a Observação do comportamento discente durante as aulas, seguido de Atividades avaliativas para avaliar Aprendizagem e Roda de conversa para que os alunos compartilhem experiências e reflexões para avaliação Socioemocional. Do ponto de vista docente, tais métodos são compreendidos pelos discentes e, portanto, eficazes quanto aos seus objetivos. Espera-se que esse estudo contribua com o desenvolvimento de novas pesquisas para aprofundamento e desenvolvimento do tema.
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