PEDAGOGIA – Artigo – Percepção sobre o cuidado socioemocional dos docentes da rede municipal de Linhares-ES.

Autores: MIGUEL, Rayssa Santos; RICARDO, Lorena Santos.

  • Resumo: O estudo tem como objetivo analisar, a partir da percepção de docentes de uma escola da rede municipal de Linhares-ES, como a escola e a Secretaria Municipal de Educação promovem o cuidado socioemocional do professor e quais impactos esse cuidado tem sobre a dinâmica em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, fundamentada na investigação de campo. Para coleta de dados foi utilizado um questionário online com 15 questões, respondido por 18 professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Linhares-ES. Os resultados apontam que a maioria dos participantes reconhece que a dimensão socioemocional influencia tanto a aprendizagem dos alunos quanto a motivação de professores e gestores, considerando que relações interpessoais positivas dependem de diversos fatores, como ambiente respeitoso e comunicação aberta, enquanto dificuldades emocionais e condições inadequadas de trabalho prejudicam o desempenho docente. Percebem, também, a ausência de ações de acolhimento socioemocional por parte da rede municipal, enquanto as escolas realizam apenas atividades pontuais de integração. Conclui-se que a dimensão socioemocional é fundamental para a qualidade do trabalho docente, para as relações interpessoais e para a aprendizagem dos estudantes, contudo, tanto a escola quanto a rede municipal ainda carecem de ações estruturadas de acolhimento e cuidado emocional voltadas aos docentes.
  • Palavras-chave: cuidado socioemocional, professor, ensino fundamental, escola pública.
Comments are closed.