Autores: RIZZO, Amanda Florença Aprigio; RODRIGUES, Lillian Porto; RICARDO, Lorena Santos.
- Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como a relação entre afetividade paterna e aprendizagem tem sido abordada nas teses e dissertações indexadas na CAPES, nos anos de 2007 a 2023. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, no Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, utilizando-se os seguintes descritores: “relação pai e filhos na educação”, “relação pai e filhos na aprendizagem” e “paternidade na educação”. Os critérios de inclusão adotados foram: trabalhos brasileiros, na área de ciências humanas, cujos resultados discutissem a relação da participação paterna no desenvolvimento sócio emocional e no aprendizado escolar de crianças e adolescentes. A partir deles, foram selecionados 15 estudos. Com a análise dos resultados obtidos foi possível agrupar nos estudos três temas, baseados no foco dos objetivos e discussão: “relação pai e filho”, “desenvolvimento e aprendizagem” e “participação paterna”. As pesquisas abordam a relevância da figura paterna e os impactos positivos causados quando este cumpre com o seu papel, desde a gestação até a adolescência, no desenvolvimento integral dos filhos. Também, evidenciam que a participação paterna no processo de ensino aprendizagem, acarreta um bom desenvolvimento acadêmico elevando a autoestima e garantindo segurança na formação da identidade da criança. Espera-se que que esse trabalho contribua para o desenvolvimento de novas pesquisas voltadas para esse tema.
- Palavras-chaves: Participação paterna; afetividade; desenvolvimento; aprendizagem





