PEDAGOGIA – Artigo – O enfrentamento da depressão infantil no espaço escolar: uma pesquisa bibliográfica.

Autores: SOTELI, Kailany Tardin; LEITE, Denise Premoli; RICARDO, Lorena Santos.

  • Resumo: Objetivou-se analisar como a relação entre depressão infantil e educação tem sido abordada na literatura científica brasileira. Para a coleta de dados realizou-se um levantamento no Catálogo de Teses e Dissertações do Portal CAPES, a partir dos descritores “depressão infantil educação”, “escola depressão infantil”, e “depressão criança”. O corpus de análise constituiu-se por 7 artigos científicos. Por meio da avaliação dos dados, identificaram-se 3 temáticas sobre a relação entre depressão infantil e educação: 1) Percepções acerca da depressão no contexto escolar, 2) Depressão x aprendizagem, 3) Estratégias para enfrentamento/intervenção. Os dados evidenciam a prevalência de estudos voltados para a percepção acerca do transtorno depressivo infantil no ambiente escolar. A minoria abordou estratégias de enfrentamento e intervenção da escola e da família a partir de práticas de cuidado e promoção à saúde mental das crianças. Busca-se por meio desse estudo fomentar a discussão e amparar a produção de novas pesquisas acerca da depressão infantil e sua relação com a educação. 
  • Palavras-chave: Depressão infantil. Educação. Desenvolvimento.
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