Na manhã de 15 de agosto, a Presidente da Fundação Faceli, Jussara Carvalho de Oliveira participou da solenidade de apresentação do Plano Regional do Espírito Santo e foi indicada como representante da Instituições de Ensino Superior para compor o Conselho de Desenvolvimento da Microrregião Rio Doce, que contempla os municípios de: Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama. Nessa ação, o Governo do Estado pretende executar no Espírito Santo um Plano de Desenvolvimento Regional – cuja gestão será conjunta com as Secretarias de Estado de Desenvolvimento (SEDES) e de Economia e Planejamento (SEP), além do Instituto Jones dos Santos Neves – que contemplará as microrregiões capixabas. “Esse é um compromisso da gestão do Governo do Estado com a construção da política de desenvolvimento regional”, garante o subsecretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SEDES), Paulo Menegueli. Para tanto, está criando um Conselho em cada uma das microrregiões do Estado.
O objetivo dos Conselhos é criar uma agenda prioritária para cada região, com ambiente de articulação, integração de interesses das microrregiões, a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área. E, dessa forma, buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.
Durante o encontro, o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Luiz Paulo Vellozo Lucas, apresentou o “Panorama e Indicadores da Microrregião e Metodologia do Plano”; já o subsecretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SEDES), Paulo Menegueli, apresentou a metodologia para formação do conselho e cronograma de atividades.
O prefeito Guerino Zanon ressaltou a importância da implantação dos Conselhos no processo de transformação e crescimento das cidades capixabas. “Não adianta termos ilhas isoladas de desenvolvimento no Espírito Santo. Nós precisamos que todo o Estado passe por um processo de desenvolvimento das políticas públicas, e esse encontro aqui confirma isso. O que esperamos é que atitudes como esta sejam a conquista não só de um governo, mas que sejam uma política de Estado. Então, esse Conselho que está sendo formado hoje, aqui em Linhares, terá uma função importante para que nós possamos crescer como um todo e não isoladamente”, frisou.
Guerino ainda destacou o trabalho que vem sendo realizado na atual gestão para que novas empresas invistam não somente em Linhares, mas também no Estado. “Estamos trabalhado muito para trazer ao Espírito Santo e a Linhares novas oportunidades. Infelizmente, notamos que o Estado não conta ainda com o emparelhamento necessário para que possamos fazer atração de investimentos. Nós precisamos fazer com que as indústrias de transformação também sejam uma realidade no nosso Estado, ou seja, não devemos apenas produzir bons produtos e enviá-los em commodities para fora, mas trabalharmos as indústrias de transformações. E é isso que nós temos feito, como fizemos com a atração da Cacique e estamos prestes a anunciar outra grande indústria, a nível mundial, que vai transformar o nosso café em café solúvel e exportá-lo para o mundo todo”.
A Presidente da Fundação Faceli, Jussara Carvalho de Oliveira disse que se sente muito feliz e honrada pela indicação para participar do Conselho e espera poder contribuir, como representante das IES da região do Rio Doce, com propostas nascidas no âmbito da faculdade, para o desenvolvimento da nossa região.
Formação do Conselho
Prefeitos:
- Felismino Ardizzon – Rio Bananal
- Dr. Otávio – João Neiva
Vereadores:
- Dileuza Marins – Aracruz
- Otávio Maioli – Ibiraçu
Secretários Municipais:
- Fernando Camiletti – Secretaria Agricultura de Sooretama
- Luiz Fernando Lorenzoni – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Linhares
- Luiz Carlos Cruz – SEJUS Estadual
- Marcos Garcia – Legislativo Estadual
Instituição de Ensino:
- Leandro Bitti Santana – IFES Aracruz
- Jussara Carvalho de Oliveira – Faculdade de Ensino Superior de Linhares – FACELI
Associações:
- Lennon Guidolini – AMEAR
- Alair Giuriato – Associação para o Desenvolvimento de Linhares ADEL
- Cimá Guivali – Associação Meio Ambiente, Inovação e Sustentabilidade
- Paulo Sérgio Barcelos Pimentel – Comitê Bacia Hidrográfica Centro-Oeste
- Dolores Cole – Comitê Bacia Hidrográfica Rio Doce