Os estudantes de Silvicultura colam grau em agosto deste ano
Perto de concluírem o curso, os alunos de Tecnologia em Silvicultura da Faceli estão conhecendo na prática o trabalho de um profissional da área. Eles estão realizando estágio supervisionado na Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) sob orientação do coordenador do curso, Marco Antonio Gáleas Aguilar.
Os estudantes Cristyan Nery do Couto e Bruna Francisco Santana iniciaram a montagem e teste dos equipamentos do novo Laboratório de Fisiologia Vegetal da Ceplac, para realização de pesquisas básicas e aplicadas no controle das pragas e doenças que afetam a cultura cacaueira.
Eles fizeram pesquisas sobre os mecanismos de resistência do cacaueiro à vassoura-de-bruxa (Moniliophthora perniciosa), uma doença fúngica que causa sérias perdas econômicas à cultura do cacau. O trabalho, também é assunto de monografia dos estudantes, que visa caracterizar diversos clones resistentes e suscetíveis à doença.
“Com esse estágio, vou poder realizar a minha monografia tentando deixar mais ferramentas para auxiliar no combate a vassoura-de-bruxa. Esse processo está contribuindo, e muito, para instigar a minha vontade pela pesquisa. Além disso, vai acrescentar para a minha vida profissional e acadêmica´´, disse o estudante da Faceli, Cristyan Nery do Couto.
Para o coordenador, a nova estrutura laboratorial, da Estação Experimental Filogônio Peixoto (ESFIP) da CEPLAC é mais uma ferramenta que oportuniza aos alunos envolvidos a realização de atividades práticas e, ainda, atende as demandas de pesquisa da cacauicultura capixaba.
“Esse estágio poderá ser num futuro próximo o diferencial do aluno, que possibilite uma melhor inserção dele no mercado de trabalho. Com esse laboratório em funcionamento, nós temos a oportunidade de ajudar estudantes mostrando-lhes a relação entre o apresentado na sala de aula e a prática, além de despertar nos alunos o interesse pela pesquisa cientifica´´, afirmou o coordenador.
O chefe da ESFIP, Carlos Alberto Spaggiari Souz, parabenizou os estudantes pelo trabalho desempenhado na Estação e falou da importância deles para a instiutição. “O estágio é benéfico tanto para a CEPLAC quanto para os estudantes, pois auxilia na continuidade de pesquisas voltadas para a lavoura cacaueira´´, comentou.
Além desse trabalho, muitos outros estão sendo executados pelos estudantes de Silvicultura da Faceli. São eles:
– Características fisiológicas do cacaueiro cultivado em dois tipos de sistemas agroflorestais (saf´s);
– Eficiência do indutor de resistência agro-mos® no controle da vassoura-de-bruxa em condições de campo e alterações fisiológicas verificadas após sua aplicação em mudas de cacau;
– Uso de diferentes doses de superfosfato simples e esterco de curral na produção de mudas seminais de cacau (theobroma cacao l.);
– Efeito de diferentes porta-enxertos sobre o crescimento de mudas de cacau e;
– Crescimento de mudas de cacau (theobroma cacao l.) obtidas por repicagem de plântulas em diferentes estádios de germinação.
Os alunos do curso de Tecnologia em Silvicultura da Faceli colam grau em agosto deste ano.
Assessoria de comunicação
Joyce Azevedo
Faceli (27) 3371-2320