27 3373-7900

Av. Presidente Costa e Silva, 177

Novo Horizonte - CEP 29902-120 - Linhares/ES

Alunos de Pedagogia da Faceli estudam sobre valorização de culturas

 


Vários grupos mostraram um pouco das culturas existentes no mundo


 


Com o objetivo de mostrar  as várias culturas existentes  e despertar nos alunos de Pedagogia da Faceli,  a sensibilidade de valorizarem uma pessoa independente da cultura que ela segue. A professora de antropologia cultural do curso, Jonisete Bissoli, encerra nesta terça-feira, 01 de dezembro, a apresentação dos trabalhos da disciplina, que tratam duas questões: a diversificação de culturas e a não aceitação de delas.


 


A apresentação dos trabalhos aconteceu em três terças-feiras e foram idealizadas pelos próprios alunos de Pedagogia, que se dividiram em 11 grupos para realizar as apresentações. Em cada terça-feira, os estudantes levaram convidados para relatarem os temas abordados. No último dia, por exemplo, os temas apresentados  foram: Cultura italiana; Grupo de concertina e; Catadores de lixo – como a sociedade enxerga esse trabalhador. Para mostrar a realidade de cada um, se apresentaram na sala do curso, um coral italiano, pessoas pertencentes a concertina e um catador de lixo.


 


Já  na segunda apresentação, dia 17/11, os temas abordados foram: Budismo; Cultura japonesa; Homossexualismo e; Congo.  Para falar sobre alguns temas, os estudantes levaram para se apresentar na sala de aula, os alunos do Centro  Linharense de Amigos do Menor (CLAM), que apresentaram o congo para  a turma, e um representante da Associação de Gays, Lésbicas e Simpatizantes (GLS), que mostrou como funciona a associação e um pouco da realidade de quem participa. 


 


No primeiro dia das apresentações, a professora Benedita, que está fazendo uma tese de mestrado sobre a Ubanda, foi quem se apresentou para a turma. O grupo de consciência negra e de capoeira com estudantes portadores de necessidades especiais, da Pestalozzi, também mostraram um pouco dessas culturas. Já que os temas abordados nesse dia foram: Ubanda; Consciência Negra, Capoeira e; Cultura cigana.


 


A professora Jonisete  comenta sobre a intenção dos trabalhos. “A idéia das apresentações  é trabalhar as diferentes culturas. Tirar os tabus que existem em algumas delas. Tratar os estereótipos, o preconceito. Falar sobre o etnocentrismo”, disse a professora.


 


A apresentação  dos trabalhos sobre a diversificação de culturas é a culminância da disciplina de antropologia cultural e surgiu a partir do estudo do livro Cultura: Um Conceito Antropológico, de Roque Laraia, que procurar retratar em seu livro, como a cultura influência no comportamento social e diversifica a humanidade.


 



 


Assessoria de Comunicação
Joyce azevedo (27) 3371-2320 ramal 207

Comments are closed.