A Direção Executiva da Faceli, atendendo determinação da Prefeitura de Linhares, paralisa as suas aulas e os atendimentos ao público realizados pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Núcleo de Práticas Administrativas e de Negócios (NUPAN) e Biblioteca, pelo período de uma semana (16 a 20/03/2020). As demais atividades estão mantidas e os setores administrativos funcionam normalmente.
A decisão foi tomada após Linhares registrar o primeiro caso positivo para o Coronavírus. A reunião foi convocada pelo prefeito Guerino Zanon na tarde deste domingo (15) e contou com a participação de secretários municipais, servidores da vigilância sanitária e epidemiológica e presidência da Faceli. Além do caso confirmado do novo coronavírus, Linhares possui 10 casos suspeitos da doença e que estão em investigação.
As medidas foram divulgadas no mesmo momento em que as Secretarias de Saúde do Espírito Santo e de Linhares confirmaram o primeiro caso local de pessoa infectada pelo Covid-19. “A situação, que era iminente, deve ser tratada com responsabilidade e serenidade pela sociedade e pelo poder público”, pediu Guerino.
Essas medidas se somam a uma série de ações que já vem sendo adotadas no município desde o início do mês de março, quando foi montado o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, composta por membros da secretaria municipal de Saúde, e de profissionais dos hospitais HGL, Unimed e Rio Doce.
No que se refere à reposição das aulas, a Direção da Faceli irá convocar uma reunião do Conselho Superior (Consup) para essa definição. “As decisões de reposição serão tomadas em conjunto com a comunidade acadêmica, representada no Consup. Ainda não sabemos se haverá necessidade de aumento do período de paralisação, portanto as regras para reposição serão definidas oportunamente”, ressaltou a presidente da Fundação Faceli Jussara Carvalho.
Durante essa semana de paralisação, haverá outras reuniões com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, formado por secretários municipais e demais representantes da área da saúde e da educação no município, para analisar a situação e definir novas estratégias.