27 3373-7900

Av. Presidente Costa e Silva, 177

Novo Horizonte - CEP 29902-120 - Linhares/ES

Dia Internacional da Mulher – A Biblioteca “Esther Augusta Calmon” traz algumas sugestões de livros

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca “Esther Augusta Calmon” traz algumas sugestões de livros. Esperamos que desfrute da leitura para aprofundar seus conhecimentos e reforçar a importância desse dia.

.

“Mulheres no banco dos réus: o universo feminino sob o olhar de um juiz

“MULHERES NO BANCO DOS RÉUS – O Universo Feminino sob o Olhar de um Juiz” – é uma obra que não se situa numa área única da Ciência do Direito, uma vez que contém textos que se debruçam em face do Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Eleitoral. Também comparecem no livro reflexões de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito. Em razão dessa multiplicidade de conteúdos e enfoques, o livro é seguramente útil nas mãos dos iniciantes do Curso de Direito, uma vez que é extremamente aconselhável que quem começa a estudar Direito tenha uma visão panorâmica dos saberes jurídicos. Além do público assinalado como destinatário desta obra, sua leitura será muito útil para advogados, magistrados, membros do Ministério Público, educadores e todas aquelas pessoas preocupadas com as questões de gênero e de direitos humanos.

..

“História das mulheres no Brasil”

Conta a trajetória das mulheres, do Brasil colonial a nossos dias, voltando-se a todos os tipos de leitores e leitoras: adultos e jovens, especialistas e curiosos, estudantes e professores, arrastando-os numa viagem através dos tempos. Obra organizada por Mary Del Priore – da qual participam duas dezenas de historiadores além da consagrada escritora Lygia Fagundes Telles – mostra como nasciam, viviam e morriam as brasileiras no passado e o mundo material e simbólico que as cercavam. Percebendo a história das mulheres como algo que envolve também a história das famílias, do trabalho, da mídia, da literatura, da sexualidade, da violência, dos sentimentos e das representações, o livro abarca os mais diferentes espaços: a casa e a rua, a fábrica e o sindicato, o campo e a escola, a literatura e as páginas de revista.

“Mães da psicanálise”

“Nesse livro, Janet Sayers faz uma exposição sobre quatro das mais importantes pioneiras psicanalíticas: Helene Deutsch, Karen Horney, Anna Freud e Melanie Klein. Dificilmente veremos outras iguais a elas”.

“Sayers escreveu um livro importante… Temos aí as mães fundadoras da psicanálise, retratadas sem disfarces. ”

….

“Políticas públicas e violência contra as mulheres: metodologia de capacitação de agentes públicos/as”

Esta publicação é o resultado da avaliação dos cursos de Capacitação em Violência de Gênero para Policiais das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) realizados em 2002 em 22 Estados da Federação. Com base na metodologia aplicada nos cursos em 2002 e 2004, na sistematização e análise dos questionários de avaliação aplicados às/aos agentes policias que participaram dos cursos, nas avaliações in loco e nas reflexões por parte das instituições capacitadoras, a publicação traz uma proposta de metodologia de capacitação para orientar cursos futuros.

Comments are closed.