Faceli divulga Plano de Ações acadêmicas e administrativas diante da Pandemia da Covid-19 realizado pelo Grupo de Trabalho Multissetorial (GTM)

A Faceli, por meio da Portaria 081/2020, instituiu o GTM com vistas à realização do Plano de ações acadêmicas e administrativas em face à pandemia da Covid-19. O documento, contendo 37 páginas, contempla uma série de ações a serem implementadas no âmbito da Fundação e Faculdade Faceli, nos mais variados cenários, quais sejam: a continuidade da suspensão das aulas presenciais, o retorno das aulas presenciais com indicação de distanciamento social e o retorno definitivo às aulas presenciais.

Dentre os estudos realizados, o de grande relevância para o ensino remoto, foi a adoção da plataforma Moodle para realização e postagem das diversas atividades acadêmicas e sua integração ao Sistema Acadêmico Faceli (SAF) possibilitando a criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Faceli (AVA Faceli). Esse ambiente de aprendizagem proporcionará uma infinidade de ferramentas pedagógicas ao professor e aos estudantes, tais como: postagem de aulas, realização de debates e fóruns de discussão, criação de wikis para compartilhamento de informações, armazenamento de banco de questões de prova, entre outras.

Para atuar com propriedade na plataforma, foi realizada uma capacitação com todos os docentes da Faceli, nos dias 29 e 30/06 e para os estudantes está previsto um treinamento a ser aplicado virtualmente no dia 27/07, quando se dará o início do segundo semestre letivo.

O documento ainda contempla orientação para outras atividades acadêmicas e relacionadas aos setores administrativos, além de trazer um protocolo de segurança detalhado no que se refere à sanitização dos ambientes, regras de distanciamento e outros, como preconizam os órgãos públicos de saúde, para enfrentamento ao Novo Coronavírus.

Para a Presidente da Fundação Faceli e também Presidente do GTM, Jussara Carvalho de Oliveira, “a elaboração do documento nos trouxe bastante satisfação, pois temos a certeza de que estamos fazendo o melhor nesses tempos difíceis e de incertezas, não deixando a comunidade acadêmica sem direcionamento e insegura quanto ao futuro. ” Complementou dizendo que “a participação de todos os segmentos da Faculdade e das representações docente e dos estudantes traz credibilidade ao documento”.

O Diretor Acadêmico Rodrigo Coffler ressaltou que: “o Plano traz diretrizes importantes para a gestão acadêmica da faculdade. A implementação do AVA Faceli possibilita a Faculdade atuar em outro patamar tecnológico para enfrentamento desse momento emergencial bem como ficará como legado para atividades futuras da Instituição”.