Fita Verde no Cabelo
Fita verde no cabelo apresenta uma nova leitura de Chapeuzinho Vermelho, história em que a personagem experimenta sentimentos com a alegria, o desejo, o medo e a solidão.
Guimarães Rosa mostra a trajetória de fantasias de uma menina, até o confronto com a morte de sua avó, quando “mais se assustou, como se fosse ter juízo pela primeira vez”.
O conto, rico por si mesmo, escrito com um ritmo e uma forma de apresentação de cenas e imagens que muito o aproximam da poesia, encanta o pública de qualquer idade.
Sagarana
“Sagarana” traz cenários e personagens típicos do interior do país, mais especificamente do sertão de Minas Gerais. A linguagem inventiva do livro é outro aspecto que distinguiria para sempre o autor no campo da literatura brasileira. Ao mesmo tempo em que incorpora fragmentos essenciais da oralidade sertaneja, pescando regionalismos e recuperando antigas expressões de linguagem do sertão, Rosa inova com a criação de neologismos cuidadosamente lapidados. Dentre os nove contos que fazem parte do livro, destacam-se os célebres “A hora e vez de Augusto Matraga”, “Conversa de bois” e “O burrinho pedrês”