Educação como prática da liberdade
Neste livro, Paulo Freire, em nome de uma educação orientada para a autenticidade, propõe condições e métodos para que ninguém seja mais excluído ou posto à margem da vida nacional.
O que deve ser superado é o discurso oco e o verbalismo vazio sobre a educação. O que deve ser instaurada é a pedagogia que começa pelo diálogo, pela comunicação, por uma nova relação humana que possibilite ao próprio povo a elaboração de uma consciência crítica do mundo em que vive.
Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa
Somos muitos professores neste país. Preocupados com salários, com capacitação, com condições de trabalho, com a tarefa de ensinar. Na busca permanente de aprendizado, poucas vezes encontramos textos apropriados como este. Nele Paulo Freire nos ensina a ensinar partindo do ser, professor. Numa linguagem acessível e didática ele reflete sobre saberes necessários à prática educativo-crítica fundamentados numa ética pedagógica e numa visão de mundo alicerçadas em rigorosidade, pesquisa, criticidade, risco, humildade, bom senso, tolerância, alegria, curiosidade, esperança, competência generosidade, disponibilidade… molhadas pela esperança.
Aqui as leitoras e os leitores encontrarão a necessária Pedagogia da Autonomia. Autonomia que faz parte da própria natureza educativa. Sem ela não há ensino, aprendizagem.
Pedagogia do oprimido
Paulo Freire, em sua Pedagogia do Oprimido, propõe um método abrangente, pelo qual a palavra ajuda o homem a tornar-se homem. Assim, a linguagem passa a ser cultura.
Pela primeira vez no campo da pedagogia as palavras Conscientização – conscientizar, que em seu conteúdo vernacular específico se incluem no vocabulário de idiomas como o francês e o alemão, tidos como acabados e, em consequência, totalmente infensos à aceitação de neologismos.
Quando o Brasil aceito o grande desafio do desenvolvimento, nada mais necessário que atender para o seu processo de civilização.
A Pedagogia do Oprimido é um rumo neste caminho, pois não é possível supor êxitos no campo econômico, sem alicerce de um povo que se educa para civilizar-se.
Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido
Um livro que recupera da história vivida os temas suscitados pela Pedagogia do Oprimido e que permaneceram como núcleo de debates sociais e educacionais dos últimos vinte anos.
O autor, em estilo cativante, percorre o tempo e os continentes, narrando os fatos e levantando os temas que nutriram lutas e animaram importantes movimentos políticos no período.
Referências Bibliográficas
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 27. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 10 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2003.