Livros do acervo da Biblioteca “Esther Augusta Calmon” sobre artes

Fundamentos de Arte: teoria e prática

Fundamentos de Arte já orientou várias gerações de estudantes sobre os elementos essenciais da arte e a rica e variada história de seus usos. Organizamos o livro para dar apoio ao “saber” e à “sensibilidade”, conceitos fundamentais da criação refinada. Inúmeros exemplos visuais levam as informações além da mera discussão, buscando demonstrá-las em vez de apenas descrevê-las. Como sempre, nosso propósito é estimular os alunos sem restringi-los a uma mentalidade fechada ou a uma cópia mecânica de ideias.

Fundamentos do desenho artístico

O livro Fundamentos do desenho artístico é um manual completo que incentiva os iniciantes a dar os primeiros passos, orientando o estudante na realização de esboços que produzirão obras acabadas e inspirando os amantes do desenho a experimentar novas técnicas e a rememorar o que já aprenderam.

Michelangelo: Escultor, pintor, poeta

Michelangelo foi um dos maiores artistas que o mundo conheceu. Nasceu na Itália, há mais de 500 anos, e viveu num tempo de extraordinário desenvolvimento da arte e da ciência. Ele nos deixou algumas das mais belas e poderosas esculturas e pinturas que já existiram, que nos contam muito a respeito da sua vida e da história da sua época. Neste livro, o autor nos mostra o homem, seus conflitos íntimos, a dedicação e a genialidade que estavam por trás de suas grande obras-primas.