ESPÍRITO SANTO: UMA VIAGEM DE CINCO SÉCULOS
O livro Espírito Santo: uma viagem de cinco séculos, fala basicamente sobre o desenvolvimento do Espírito Santo a partir a chegada dos europeus e se estende até a administração do governador José Inácio (1999-2003).
ESPÍRITO SANTO: HISTÓRIA DE SUAS LUTAS E CONQUISTAS
O livro tem informações relativas a cinco séculos: a chegada dos primeiros desbravadores ao Espírito Santo, os nativos habitantes da terra, o primeiro donatário da capitania, a luta tenaz para a conquista. E mais: as invasões de outros povos, os missionários franciscanos e jesuítas, os ciclos econômicos, os transportes, a escravatura, os imigrantes europeus, a independência, o império, a república, a vida sociocultural através dos séculos.
ESPIRITO SANTO INDÍGENA: CONQUISTA, TRABALHO, TERRITORIALIDADE E AUTOGOVERNO DOS ÍNDIOS, 1798-1860
O livro tem grande importância porque reúne cinco estudos sobre a presença dos índios nas histórias do Estado. Todos as questões levantadas e problematizadas situam-se no horizonte de um mesmo período histórico, entre o fim do diretório dos índios, em 1798, e a início da segunda metade dos oitocentos, período no qual passamos da condição colonial para a nacional. No período rico em mudanças ocorridos na sociedade como um todo, vemos que elas impactaram a vida dos índios e sua relação com a própria sociedade.
ÍNDIOS BOTOCUDOS DO ESPÍRITO SANTO NO SÉCULO XIX
Este livro apresenta um dos primeiros e mais completos relatos sobre os índios botocudos que habitam o Norte do Espirito Santo.
O ESPÍRITO SANTO EM PRINCÍPIOS DO SÉCULO XIX: APONTAMENTOS FEITOS PELO BISPO DO RIO DE JANEIRO QUANDO DE SUA VISITA À CAPITANIA DO ESPÍRITO SANTOS NOS ANOS DE 1812 E 1819.
D. José Caetano da Silva Coutinho, bispo do Rio de Janeiro, prelado de grande prestígio político religioso na corte ao tempo de D. João VI e Pedro I, percorreu a capitania do Espírito Santo, em missão de pastoreio, por duas vezes: em 1812 e em 1819.
No correr dessa peregrinação, feita a cavalo e em embarcações de vários tipos, vencendo dificuldades e desconfortos, superando fadigas com determinação e arrojo, exposto ao risco das enfermidades e dos ataques indígenas, o bispo fez apontamentos sobre o que viu em terras capixabas.