Professor da Faceli participa de banca de mestrado em Universidade Federal

O professor dos cursos de Tecnologia em Silvicultura e Gestão Ambiental da Faceli,Marco Antonio Galeas Aguilar, está com muito conhecimento para passar para os alunos dos cursos. É que na quarta-feira (30/09), ele retornou de uma importante viagem que fez para Minas Gerais, onde participou na quinta-feira (24/09), da banca de mestrado de um projeto sobre o controle da doença “Vassoura-de-bruxa” na cacauicultura. A avaliação, que aconteceu na conceituada universidade nacional na área de ciências agrárias, a Universidade Federal de Lavras -UFLA, foi um convite da própria universidade.

A pesquisa que teve como tema “Indutores de Resistência Contra a Vassoura-de-bruxa do Cacaueiro: Mecanismos de Ação e Avaliação em Campo”, não foi só avaliada pelo professor, como também teve sua orientação nos trabalhos de campo, que foram realizados em Linhares.

Aguilar comenta sobre o projeto. “A vassoura-de-bruxa é uma doença causada por um fungo de difícil controle e que causa sérios prejuízos à cacauicultura de vários países produtores, inclusive o Brasil, podendo reduzir a produção de amêndoas, principal insumo para fabricação do chocolate, em mais de 80%. O trabalho de mestrado aborda uma técnica nova, que consiste em aumentar a resistência natural das plantas a doença, mediante ativação de mecanismos latentes, sem alterar o genoma da planta”, disse o professor.

Ele acrescenta, “essa técnica funciona como se fosse uma “vacina” que deixa as plantas mais resistentes, com a vantagem de praticamente não promover nenhuma agressão à saúde humana e ao meio ambiente. Os resultados obtidos nos dois primeiros anos foram muito promissores, por isso o trabalho deverá continuar por um período de mais dois anos”.

Os trabalhos de campo da dissertação de mestrado orientado por Aguilar, também contaram com a participação de funcionários e estagiários da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).