Panorama Histórico De Linhares
Panorama Histórico De Linhares
O primeiro livro referência em pesquisa sobre o município, foi Panorama Histórico de Linhares, lançado em 1982 e reeditado em 2000. A autora, Maria Lúcia Grossi Zunti, além de historiadora, é mestre em história da Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), poeta, educadora e pertencente à Academia Feminina de Letras.
Este livro foi resultado de uma pesquisa que durou 6 meses e cuja revisão bibliográfica abrangeu o que há de mais essencial ser consultadas e citadas aqui, sem, contudo, alterarem o objetivo a que nos propomos. Frisamos ainda, sem margem de dúvidas, e com base nos resultados alcançados neste trabalho, que o título deste histórico quer expressar exatamente o seu conteúdo: uma visão panorâmica da história de Linhares contendo no seu bojo uma contribuição para quem se propuser, um dia, a escrever assunto desta natureza sobre esta região.
Guia histórico geográfico das ruas de Linhares
Durante as pesquisas nos logradouros da cidade, em alguns bairros, ocorreu o fato de serem encontradas placas, por exemplo, uma com a denominação Avenida e outra, mais adiante, com a denominação Rua, para o mesmo logradouro.
Assim, em alguns casos, para se decidir por Rua ou Avenida, foram usadas as denominações do Mapa Urbano organizado pela Telest e Correios, agências de Linhares, gentilmente cedido pelo IBGE, agência local; em outros casos, consultou-se vários moradores locais.
Linhares: 1800-2005, história, cultura e atualidade
Linhares 1800-2005, trata-se de um trabalho de pesquisa, porém distanciado das técnicas doutorados de forma e apresentação rebuscadas de linguagens de aparência, como se fossem criadas para supervalorizá-lo. Em lugar de “José, Técnico em emanações alternativas de eletricidade”, torço mais pela forma “Zé Eletricista.”
Se algum dado, número ou fato importante não foi incluído com detalhes, com certeza mereceu uma citação a respeito. Que o conteúdo valha como fonte de pesquisa ou como indicação para tal. Este foi, em síntese, o objetivo do autor.
Rio Doce, Juparanã, Linhares: Crônicas
Atahualpa Duarte Calmon Costa foi linharense de coração e sócio fundador da SERLIHGES – Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.
Enquanto viveu, seu amor por Linhares foi explicitado, inúmeras vezes, através de atos ações voluntárias em prol dos interesses gerais da população.
Suas crônicas são, ainda, mais que tudo, um legado de cidadania vibrante e civismo atuante que contribuirão sobremaneira para resgatar a memória histórica, ambiental e cultural de Linhares.
Referências Bibliográficas
COSTA, Atahualpa Duarte Calmon. Rio Doce, Juparanã, Linhares: crônicas. Vitória: [s.n.], 1994.
HOLLIDAY, Patrick Mário Calmon et al. Guia histórico geográfico das ruas de Linhares. Nova Venécia: Cricaré, 1995.
LANÇADO LIVRO SOBRE A HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE LINHARES. Site de Linhares. 2013. disponível em: <https://www.sitedelinhares.com.br/noticias/cultura/lancado-livro-sobre-a-historia-e-geografia-de-linhares>. acesso em: 19 ago. 2021.
SUZANO, Elber. Linhares: 1800-2005, história, cultura e atualidade. Linhares: Liz, 2005.
ZUNTI, Maria Lúcia Grossi. Panorama histórico de Linhares. Linhares: [s.n.], 1982.