Livros da Biblioteca “Esther Augusta Calmon” sobre o Folclore

O Grande Livro do Folclore

O Grande Livro do Folclore brasileiro é resultado de um magnífico trabalho de pesquisa, colhido durante anos por um dos maiores folcloristas do Brasil: Carlos Felipe Horta _ filósofo, sociólogo, jornalista, seresteiro, professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Na hora de fazer sua pesquisa, professores, pais e alunos vão encontrar neste único volume, ricamente ilustrado, tudo de que precisam saber sobre as diversas formas de manifestações folclóricas do povo brasileiro: festas, danças, canções, lendas, mitos, costumes, vestuário, linguagem, culinária, divididos de acordo com as regiões do País.

Vultos, Fatos & Lendas Linharenses

O livro de Lastenio, com tantas páginas impregnadas de lirismo, ensinará a nova geração de Linhares, a amar intensamente o abençoado recanto da terra capixaba, que fascinou Dom Pedro II e Saint Hilaire.

Este livro, que será adotado em todas as escolas de Linhares, significa muito mais do que uma obra didática. É um canto de amor, em que podermos sorver o “leite de ternura humana”, de que falava Keats, em seu famoso poema.

Folclore no Espírito Santo

Esta obra revela nuances de algumas das mais expressivas manifestações da cultura popular Capixaba, como a banda de Congo “Amores da Lua”, a mais famosa de Vitória: o Jongo, o Caxambu e o Catambá – danças cantadas precursoras do samba: o Rei-de-Boi e as Pastorinhas, folguedos de origem bíblica que comemoram o nascimento de Jesus; e o Ticumbi de Conceição da Barra, tradicional bailado em veneração a São Bendito. E no artesanato, destacam-se as famosas paneleiras com seus artefatos de barro queimado, e os trabalhos com conchas das regiões de Guarapari e Piúma.

Referências bibliográficas

CALMON JÚNIOR, Lastenio. Vultos, Fatos & Lendas Linharenses. 2. ed. Linhares: Secretaria Municipal de Cultura, 2009.

FONSECA, Hermógenes Lima. Folclore no Espírito Santo. Aracruz: Aracruz Celulose, [s.d.]

HORTA, Carlos Felipe de Melo Marques (Org.)  O grande livro do folclore. Bela Horizonte: Leitura, 2000.