A Faceli firmou recentemente um convênio com o Clam (Centro Linharense de Amigos do Menor). Com a parceria, 34 estudantes do curso de Pedagogia fazem estágio e desenvolvem atividades complementares na entidade, que está situada no bairro Planalto. São 17 alunos(as) do 1º período, cinco do 3º, três do 4º, um do 5º, cinco do 6º e três do 8º período.
De acordo com a coordenadora de Estágio, Vanderleia Bozetti, além da ótima contribuição social, a iniciativa garante 30 horas para estudantes que desenvolvem atividades complementares e 50 horas nos casos de estágio – de equipe pedagógica e ambiente não escolar.
Na semana passada, o diretor acadêmico da Faceli, Francisco Silva, a coordenadora Vanderleia Bozetti, o coordenador de Pesquisa e Extensão, Anderson Ramires Pestana, e o assessor de Comunicação da Faculdade, Daniel Porto, fizeram uma visita técnica ao Clam e foram recebidos pelo voluntário Paulo Eustáquio Novais Lima.
Na oportunidade, Paulo Eustáquio falou sobre o trabalho realizado há 31 anos pelo Clam em Linhares. Ele elogiou o projeto social e citou algumas ações que são realizadas, como a implantação de uma sala de informática. Frisou que a entidade recebe apoio, dentre outros, da prefeitura, da maçonaria e do governo federal, por meio do Fundo da Infância e Adolescência.
Paulo Eustáquio destacou a atuação da diretoria, que tem à frente Maria Aparecida Paes Leme, dos voluntários e dos profissionais que se dedicam à entidade. E ressaltou a parceria firmada com a Faceli. “O apoio da Faculdade é muito importante”, disse.
Para o diretor acadêmico da Faceli, Francisco Silva, o convênio entre a Faceli e o Clam foi uma decisão acertada. “Conversamos com a Maria Aparecida e percebemos que poderíamos realizar um trabalho que beneficia diretamente a comunidade. Então, viabilizamos a parceria”.
O coordenador Anderson Ramires Pestana acrescentou: “Destaco o empenho dos(as) acadêmicos(as), do coordenador Marcelo Ucelli e a eficiência da coordenadora Vanderleia Bozetti, que não medem esforços para que as crianças do Clam sejam atendidas com qualidade”.
Conforme o coordenador do curso de Pedagogia da Faceli, Marcelo Loureiro Ucelli, a iniciativa tem como objetivo permitir que os(as) estudantes da Faculdade conheçam as metodologias dos espaços não escolares, como forma de interação e aprendizagem. “Eles(as) atuam no contra turno, em oficinas pedagógicas, reforço escolar e dinâmicas. Com isso, vivenciam metodologias, técnicas e instrumentos no ato de ensinar e aprender, pressupostos básicos para um(a) educador(a.