A Faculdade de Ensino Superior de Linhares reafirma, na prática, o seu compromisso com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão — pilares que orientam a formação acadêmica e a atuação institucional.
Um exemplo concreto desse tripé é o trabalho desenvolvido pela acadêmica Laura Bastos, atualmente no 10º período do curso de Direito. Em 2025, a estudante integrou o projeto de extensão “Mediação Escolar e Comunitária”, coordenado pelo Prof. Me. Matheus Soprani. A partir dessa experiência, desenvolveu a pesquisa intitulada “Mediação Comunitária como Prática Extensionista: a Universidade Pública na Promoção da Cultura da Paz e da Cidadania”.
O artigo foi aprovado para apresentação no XIV Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades e, em reconhecimento à sua relevância, foi indicado como o único trabalho de seu Grupo de Trabalho para compor a edição de 2026 da Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades.
Para Laura, a experiência representou um marco em sua trajetória acadêmica:
“Participar, pela primeira vez, de um congresso internacional e interdisciplinar ampliou significativamente minhas vivências na graduação. Apresentar um trabalho com resultados construídos a partir de um projeto de extensão da Faculdade trouxe a sensação de dever cumprido e de contribuição relevante. Foi uma experiência enriquecedora, que fortalece meu interesse pela pesquisa.”
A publicação completa do trabalho pode ser acessada por meio da Revista da ANINTER:
https://revistadaanintersh.org/index.php/anintersh/issue/view/4





