Os estudantes conheceram a importância da atuação de professores em presídios.
Os alunos do curso de Pedagogia da Faceli participaram, nessa quarta-feira (19), de uma palestra sobre o papel do professor no sistema prisional, ministrada pela diretora de Ressocialização da Sejus, Quésia da Cunha Oliveira. O evento ocorreu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte.
Na oportunidade, foram apresentados os novos modelos dos sistemas prisionais do Estado e o funcionamento dessas casas de detenção.
Durante a palestra, Quésia falou sobre a importância de um educador atuando nos presídios. “A massa carcerária é feita de pessoas com baixa escolaridade, gente com quem o sistema educacional falhou. O professor, nesses locais, tem um papel significativo, é ele quem repassa o conhecimento, os princípios, valores a um ser humano”, disse a diretora.
Ela acrescenta, “esse profissional passa a maior parte do tempo com os sujeitos em processo de ressocialização, por isso algumas atitudes são extremamente necessárias, como postura, autoridade e disciplina em sala de aula”.
Atualmente, o sistema prisional do estado tem 160 professores, em 24 unidades. Mais de R$ 453,4 milhões são investidos em penitenciárias no Espírito Santo.
Além da diretora de Ressocialização da Sejus, a palestra também contou com a presença do Diretor do Presídio de Linhares, Joarez Vitalino, que comentou sobre a atuação dos agentes penitenciários.
A palestra sobre o papel do professor em presídios foi destinada aos alunos dos 1º e 8º períodos de Pedagogia.
Assessoria de comunicação
Joyce Azevedo
Secom (27) 3372-1829