Aplicativo pedagógico “Relojoaria do João” funciona agora, sem internet, facilitando acesso a escolas do interior, além de novidades na metodologia

O aplicativo “Relojoaria do João” foi desenvolvido pelo acadêmico do 6º período do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), Gabriel Hulle Cardoso. Hoje conta com uma nova atualização; a novidade, desta vez, é que a ferramenta pedagógica funciona sem internet, o que facilita o projeto em lugares que não a possuem.

Gabriel explicou os benefícios da nova atualização da ferramenta. “O aplicativo está em fase de desenvolvimento e continua ajudando varias crianças no bairro canivete, principalmente as da sala de recurso. O aplicativo para tabletes e celulares traz melhorias na interação entre alunos e professores, incentivando a colaboração e o trabalho em equipe, além de mantê-los envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Agora, estamos realizando oficinas em ambientes de lugares abertos como o próprio jardim da escola; a intenção é que as crianças possam sair um pouco daquela rotina da sala de aula. A nova atualização do sistema nos permite realizar oficinas até mesmo em escolas do interior, facilitando o acesso à ferramenta”. Acrescentou, ainda, que a Faceli tem oferecido o apoio técnico, disponibilizando orientação do Me. Cidimar Andreatta, da área de Matemática e Ciências.

A professora da sala de recurso da EMEF “José Modeneze”, Maria da Graças da Silva, que trabalha há mais de 15 anos na área da educação especial, está feliz com o entusiasmo dos estudantes. “O projeto Relojoaria do João tem ajudado muito nossos alunos, Gabriel sempre está muito empenhado, a tecnologia, em nossa escola, tem sido um grande diferencial das demais. A tecnologia está prevista com muita ênfase na nova BNCC, que entra em vigor a partir de 2020, é muito bom saber que nossa escola já está na frente nesse quesito”, disse. O aplicativo também traz novidades na metodologia, perguntas até mesmo voltadas para a realidade de Linhares como, por exemplo, economia, espaço e sustentabilidade foram acrescentados. A expectativa do Acadêmico de Pedagogia agora é realizar oficinas com a ferramenta em escolas do interior de Linhares e a primeira será a escola de Regência.