Serão mais de 6 mil metros quadrados de área construída pela Prefeitura de Linhares.
Um sonho que começa a sair do papel. Assim o Prefeito Guerino Zanon dá início às obras de construção da sede da Faceli, na assinatura da ordem de serviço, que ocorreu na noite dessa terça-feira, 14, no Ginásio Poliesportivo da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Roberto Calmon”, no bairro Aviso.
“Nunca, na minha gestão, trilhamos o caminho de fechamento da Faceli. No meu plano de governo, na parte Pensar e Aprender em Linhares, falo da importância do acesso ao ensino superior para todos os linharenses, os investimentos na manutenção da faculdade e ofertas de cursos. Agora estamos dando um passo maior ainda, a construção da nova sede. Se cuidamos bem da educação desde o maternal, queremos cuidar também no superior”, afirmou o Prefeito.
Na ocasião, centenas de estudantes e pessoas da comunidade puderam presenciar um dos momentos mais importantes para a educação local: o incentivo ao ensino superior. Para quem estuda na Faceli, como Helenice Azevedo dos Santos e Ademir Carvalho Ferreira, que cursam Pedagogia, a alegria de ter um espaço apropriado para os estudos falou mais alto.
“Ter uma faculdade pública com sede própria oferecendo toda a estrutura necessária para atender os alunos vai ser muito bom. Sinto a diferença que vai ser na minha vida”, afirmou Helenice.
Ademir acrescenta, “Com a sede da Faceli, os alunos terão mais qualidade no ensino, é uma oportunidade para todos que buscam ser tornar um profissional de sucesso”.
A ordem de serviço foi assinada pelo Prefeito Guerino Zanon, acompanhado do Presidente da Câmara de Vereadores de Linhares, José Cardia e pelo Presidente do Diretório Acadêmico da Faceli, Daniel Porto.
A faculdade será construída pela Duto Engenharia, numa área localizada na Avenida Presidente Costa e Silva, no bairro Novo Horizonte, ao lado da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A previsão é que a obra seja concluída num prazo de 360 dias. Serão investidos R$ 7.406.716,59 com recursos próprios da Prefeitura de Linhares.
“A Faceli é um sonho que agora se concretiza. Nessa data, toda classe estudantil e a comunidade ficam felizes”, frisou o Presidente do Diretório Acadêmico, Daniel Porto.
O Diretor Acadêmico da Instituição, Rodrigo Octavio de Carvalho Junior, citou o momento como um marco para a educação. “Essa é a primeira vez que vamos ter um local que atenda aos estudantes, colaboradores e a comunidade. A partir desse dia em diante, podemos dizer que Guerino é o pai da Faceli, pois acredita, nesse projeto, e cuida da educação em Linhares”, disse.
Na oportunidade, foram citadas as realizações na faculdade, durante esses três anos de administração, como a legalização dos três cursos, o reconhecimento das graduações de Administração e Pedagogia e a entrega dos primeiros diplomas.
A Nova Faceli
Moderna e bonita como Linhares merece, a nova sede da Faceli será totalmente sustentável, com abertura para ventilação, iluminação natural e um sistema de captação de aproveitamento de água da chuva, reduzindo o consumo mecânico. É o maior prédio público já construído no Estado.
Além disso, terá um sistema estrutural que permitirá futuras instalações e ampliação. A faculdade pública municipal será composta de dois pavimentos com 30 salas de aulas, banheiros, salas administrativas, biblioteca com 500 metros quadrados, midiateca, laboratório de informática, Núcleo de Práticas Jurídicas, refeitório e área de vivência. Serão mais de 6 mil metros quadrados de área construída.
A nova sede terá capacidade para atender 1.500 alunos por turno. O local terá, ainda, área para estacionamento, com 170 vagas, uma passarela para pedestres, segurança e acessibilidade universal em todo o edifício. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela equipe de engenheiros e arquitetos da Secretaria Municipal de Obras.
O localidade para a construção da Faceli foi muito bem estudada e escolhida pela Prefeitura, que procurou enfatizar a região como o centro do Ensino Superior Público do município.
A Faceli, hoje, oferece 3 cursos superiores gratuitos – Administração, Direito e Pedagogia – , atendendo a mais de 400 alunos, no turno noturno.
Outras obras também estão previstas no município. Até o final de 2012, Guerino pretende entregar 18 estádios, 5 complexos esportivos, seis praças, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, o Centro de Tratamento de Dependentes Químicos, além de escolas, unidades de saúde, ruas e avenidas pavimentadas e saneamento básico. “Nossa meta é não deixar nenhuma casa sem esgoto tratado”, finalizou Guerino.