Alunos de áreas como Guaxe, Farias, Povoação, Japira, entre outros, que tinham problemas de transporte no período noturno, agora terão uma chance de fazer um curso superior de graça.
A Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) vai começar o ano de 2014 repleta de novidades. Além da utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso e da reserva de 50% das vagas para alunos que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas, a Faceli também vai oferecer cursos nos turnos matutino e vespertino.
A opção de turnos pela manhã e à tarde foi uma solução encontrada para minimizar o problema da não construção da sede própria da Faculdade. O prédio da Faceli, que deveria ter sido iniciado em 2012 e entregue em fevereiro deste ano, não teve nem 8% das obras iniciadas pela antiga gestão. Os trabalhos só começaram de fato com o atual governo e o prédio será entregue no próximo ano.
Sendo assim, ou abriam-se turmas pela manhã e tarde ou não haveria novas turmas em 2014, uma vez que no prédio da UAB, onde a Faceli funciona atualmente de forma temporária, não comporta novas turmas no horário noturno. Contudo, a oferta de cursos nos turnos matutino e vespertino vai beneficiar os alunos do interior que nunca puderam fazer uma faculdade devido à distância.
“Os alunos que moram em regiões como Guaxe, Farias, Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação, Japira, entre outras, serão beneficiados, uma vez que os estudantes dessas áreas sempre tiveram dificuldades para estudar à noite devido a problemas com transporte. O estudo pela manhã ou à tarde vai facilitar a mobilidade desses alunos”, explicou a diretora-presidente da Faceli, Sandra Bassani.
Além disso, Sandra explicou ainda que as empresas que trabalham por escala no período noturno agora podem ter seus funcionários trabalhando à noite e estudando de dia, o que seria impossível sem essa iniciativa da Faceli.
Quando a sede da Faculdade estiver pronta, a Faceli voltará a oferecer os cursos noturnos, com previsão para 2015.