Cursos matutinos e vespertinos da Faceli vão beneficiar alunos que moram em locais afastados

Alunos de áreas como Guaxe, Farias, Povoação, Japira, entre outros, que tinham problemas de transporte no período noturno, agora terão uma chance de fazer um curso superior de graça.

A Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) vai começar o ano de 2014 repleta de novidades. Além da utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso e da reserva de 50% das vagas para alunos que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas, a Faceli também vai oferecer cursos nos turnos matutino e vespertino.

A opção de turnos pela manhã e à tarde foi uma solução encontrada para minimizar o problema da não construção da sede própria da Faculdade. O prédio da Faceli, que deveria ter sido iniciado em 2012 e entregue em fevereiro deste ano, não teve nem 8% das obras iniciadas pela antiga gestão. Os trabalhos só começaram de fato com o atual governo e o prédio será entregue no próximo ano.

Sendo assim, ou abriam-se turmas pela manhã e tarde ou não haveria novas turmas em 2014, uma vez que no prédio da UAB, onde a Faceli funciona atualmente de forma temporária, não comporta novas turmas no horário noturno. Contudo, a oferta de cursos nos turnos matutino e vespertino vai beneficiar os alunos do interior que nunca puderam fazer uma faculdade devido à distância.

“Os alunos que moram em regiões como Guaxe, Farias, Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação, Japira, entre outras, serão beneficiados, uma vez que os estudantes dessas áreas sempre tiveram dificuldades para estudar à noite devido a problemas com transporte. O estudo pela manhã ou à tarde vai facilitar a mobilidade desses alunos”, explicou a diretora-presidente da Faceli, Sandra Bassani.

Além disso, Sandra explicou ainda que as empresas que trabalham por escala no período noturno agora podem ter seus funcionários trabalhando à noite e estudando de dia, o que seria impossível sem essa iniciativa da Faceli.

Quando a sede da Faculdade estiver pronta, a Faceli voltará a oferecer os cursos noturnos, com previsão para 2015.