SETEMBRO AZUL
A Faceli apoia o evento Setembro Azul, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de setembro no auditório da Faculdade Pitágoras, sempre das 19h às 22h20min. Serão três dias de palestras, oficinas e sarau.
Programação:
26/09/18 – Mesa Redonda com o título “Sinalizando Acessibilidade”.
Mediadora:
*Profª. Ms. Katiuscia Gomes Barbosa Olmo (Professora da Faculdade Pitágoras – Linhares/ES).
Palestrantes:
* Profª. Ms. Keli Simões (Professora da UFES/ CEUNES)
* Profº Ms. Daniel Junqueira (Surdo Professor da UFES/ CEUNES)
* Profº Carlos Cintra (Surdocego Assessor Técnico da ABRALTUR – Ação Brasil para o Turismo em Juiz de Fora)
27/09/18 – Oficinas:
*Oficina 1 – Noções Básicas de Libras. (Ministrado pelos surdos da ASSURLIN).
*Oficina 2 – Estratégias de Comunicação com o Surdocego. (Ministrado por Carlos Cintra).
*Oficina 3 – CineComunicação: Um lugar silencioso.
28/09/18 – 6º Sarau Sinalizado com encenações, coreografias, músicas sinalizadas e outros realizado pela comunidade surda de Linhares/ES.
O evento com a participação dos três dias terá como carga horária 9 horas. E para a participação estamos solicitando um brinquedo para a doação em uma entidade que cuida de crianças.
Estudante da Faceli para realizar a sua inscrição favor entrar em contato com a professora Marcela Rubia Tozato Daltio pelo e-mail: marcela.daltio@faceli.edu.br ou mrtdaltio@gmail.com
Entenda o porquê do Setembro Azul
“O mês de Setembro é mundialmente comemorativo, pois é repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas da Comunidade Surda. Algumas datas se destacam nesse mês:
Dias 6 e 11 de Setembro: marco triste para esta comunidade. Lembrança do Congresso de Milão (1880) no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos.
Dia 26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008). Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo prof. Francês surdo Eduard Huet, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que fica no Rio de Janeiro.
Dia 30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo.
Dia 30 de Setembro: Dia do Profissional Tradutor.
Por que Azul?
A cor Azul representa para a Comunidade Surda dois momentos históricos, o primeiro momento é o período da Segunda Guerra Mundial em que os Nazistas identificavam as Pessoas com Deficiência através de uma faixa de cor azul fixada no braço. O segundo momento é o atual. O azul simboliza a opressão enfrentada pelos surdos ao longo da história, mas mais que isso, mostra o orgulho de ser surdo, de englobar uma história, uma língua e um povo.
Por que Fita Azul?
Em 1999, no XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, na Austrália, aconteceu a Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony), em lembrança dos surdos que foram vítimas da opressão. Neste evento, o Dr. Paddy Ladd (surdo), usou pela primeira vez a fita de cor azul como símbolo do movimento.”
Retirado da página: http://www.maosemmovimento.com.br/setembro-azul/