Faceli participa de ação comunitária

Participaram do evento, integrantes do NPJ e do Centro Acadêmico da instituição

A Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria de Ação Social realizou mais uma ação comunitária. E a Faceli, através do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e o Centro Acadêmico da faculdade participaram do evento, que ocorreu no sábado (20/02), na Escola Manoel Abreu, em Bebedouro, das 8h às 15h.

Acadêmicos do curso do Direito, advogados do NPJ e a advogada Sigelli Pesca Rigo realizaram 36 atendimentos jurídicos durante o dia. A sala reservada a Faceli recebeu 107 visitas, que foram registradas em um livro de presenças. A coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faceli, Monique Mendonça, comemora o resultado. “A quantidade de atendimentos foi muito significante para nós, principalmente, pelo fato da população de Bebedouro morar distante do Núcleo da Faceli. No momento tivemos a oportunidade de auxiliar esses moradores, quanto informações jurídicas pendentes na vida deles”, afirmou.

Os estudantes de Pedagogia e de Administração também participaram da iniciativa. Durante a ação eles distribuíram uma apostila com dicas para diminuir as despesas domésticas. Na apostila, além de dicas sobre alimentação, vestuário, mensalidade, energia, telefone, água, aluguel e despesas eventuais, havia uma folha com cronograma de orçamento familiar mensal, com espaço para as descrições da renda e das despesas; e outra folha com pesquisa de preços de produtivos alimentícios, realizada neste mês pelo Procon de Linhares.

Participaram da ação os estudantes de Direito: Daniel Porto, Nilson de Oliveira Júnior, Josiel Firme Françoza, Dayse Moura de Menezes e Lísia Mara Faria; de Pedagogia: José Carlos da Silva e Keyla Vieira da Cruz; e de Administração: Glauber Carlesso Dettogni, Mirtey Cristiani Corrente Rosa e Leonardo Martins.

O Diretor acadêmico da Faceli, Rodrigo Octavio de Carvallho, elogia a presença dos alunos na ação comunitária e considera importante a participação da Faceli em eventos como esse. “Como a Faceli está inserida na sociedade, temos a obrigação de interagir por meio de ações que possibilitem uma melhora da qualidade de vida da população, propiciando atendimentos jurídicos, entre outros, a parte da população que não possui recursos para tal. Além disso, tem o objetivo de levar a faculdade para fora de seus “muros”. Mostrar a população como está se dando a formação dos acadêmicos. Como eles podem ser importantes para sociedade durante e após a formação”, disse o diretor.

Para o diretor geral do Centro Acadêmico da Faceli, Nilson de Oliveira Júnior, o objetivo da entidade foi alcançado, já que houve boa integração com os moradores de Bebedouro e região. “Além disso, contribuímos de alguma forma com as pessoas que nos procuraram e divulgamos a Faceli, a faculdade pública de Linhares”, frisou Nilson.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon e secretário de Ação Social, Tarcísio Silva, ficaram satisfeitos com a realização do evento e informaram que mais seis ações serão promovidas até o final de março, em várias localidades do município. A próxima será em São Rafael, no próximo sábado (27/2), das 8 às 15 horas.

Secom (27) 3372-1923
Faceli (27) 3371-2320