Livros da Biblioteca “Esther Augusta Calmon” que abordam a independência do Brasil

História do Brasil

Este livro apresenta uma visão sucinta mais completa de toda a História do Brasil. Das navegações portuguesas e espanholas aos últimos acontecimentos dos nossos dias, todo o processo histórico brasileiro percorre as páginas desta obra.

A linguagem é objetiva e direta, facilitando a leitura para qualquer aluno. Mapas, fotos, gráficos e tabelas contribuem para facilitar ainda mais o acesso ao texto. Embora não se incluam cronologia, resumo nem textos complementares no final dos capítulos (inviáveis numa edição da Série Compacta), foram colocados exercícios e questões de Vestibular no final do livro, permitindo uma revisão efetiva de todo o conteúdo básico.

Esperamos assim estar oferecendo aos estudantes, subsídios para a compreensão dos principais acontecimentos que constituem a História do Brasil e dos motivos que explicam a sucessão desses acontecimentos.

A Monarquia no Brasil: o pensamento político da independência

Um Livro sobre os momentos que antecederam a independência do Brasil é sempre bem-vindo. A tese de doutorado de Estilaque Ferreira dos Santos, agora editada na forma de livro, é mais um texto sobre este importante momento da História do Brasil. É uma feliz tentativa de interpretar a conjuntura da crise do Antigo Sistema Colonial, a transmigração da família real para o Brasil, a permanência da corte joanina no Novo Mundo, a Revolução do Porto e o processo da Independência.

O livro tem entre seus méritos o de reabrir a discussão sobre a independência, os ideólogos de Estado e do processo de recepção das ideias no Brasil, convidando o leitor a conhecer e refletir acerca do processo de construção do Estado brasileiro.

História do Brasil

O livro cobre um período de mais de quinhentos anos, desde as raízes da colonização portuguesa até nossos dias. O autor narra e analisa os fatos mais importantes, tornando-se minucioso à medida que se aproxima do presente. Sua maior preocupação é revelar ao leitor as grandes linhas de força que permitem compreender o sentido da formação histórica brasileira.

O livro introduz o leitor nas controvérsias historiográficas mais significativas, mostrando como os estudiosos interpretaram de modo diferente diversos momentos da formação de nosso país. O objetivo do autor é chamar a atenção para o fato de que ninguém tem a palavra final na interpretação da história, uma disciplina em constante reelaboração, aberta aos ventos e tempestades da pesquisa e da vivência pessoal do historiador.

Referências Bibliográficas

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 8. ed. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 2000.

FERREIRA, Olavo Leonel. História do Brasil. São Paulo: Ática, 1986.

SANTOS, Estilaque Ferreira dos. A monarquia no Brasil: o pensamento político da independência. Vitória: Edufes/CEG publicações, 1999.