Pela ordem: reflexões sobre advocacia, carreira e mercado
O autor relata que este livro nasceu fruto de mais três anos escrevendo artigos, crônicas e dicas para advogados aqui e acolá. Muito que produziu nasceu da observação dos fóruns e também da sala de aula, visando auxiliar colegas da advocacia e alunos nos exercícios da profissão. Há um tanto da própria experiência profissional do autor vertida nestes escritos que seguem.
Estatuto da advocacia e da OAB e legislação complementar
Esta edição identifica o sistema normativo central da profissão, definindo princípios e regras que devem ser permanentemente reverenciados como marcos jurídicos imprescindíveis para a segurança do seu exercício. A aplicação desses dispositivos deve ser sempre exigida – sobretudo na defesa das prerrogativas, que são, em última instância, mecanismos de proteção dos direitos do cidadão. Ao enumerar deveres essenciais ao desempenho do múnus público que é advogar, contribuem para o aperfeiçoamento da justiça e a avanço do estado democrático de direito no Brasil.
O Novo CPC as conquistas da advocacia
O novo CPC trouxe conquistas significativas para a melhora na qualidade do trabalho do advogado e para a sua valorização, como a contagem de prazos em dias úteis, a natureza alimentar dos honorários, a proibição de sua compensação, o estabelecimento de critérios objetivos para a fixação dos honorários contra a Fazenda Pública, a obrigatoriedade dos honorários recursais, o direito aos honorários pela Advocacia Pública e a intimação em nome da sociedade de advogados. Essa obra é lançada é ao mesmo tempo uma forma de congratular cada advogado em cada Seccional e em cada Subseção, que atuou para essas conquistas se tornassem realidade.