Livros da Biblioteca “Esther Augusta Calmon” sobre patrimônio histórico-cultural

Valorização do passado no presente

O objetivo deste livro é divulgar o conhecimento gerado por meio dos estudos arqueológicos realizados pela Scientia Consultoria Científica na área de intervenção do empreendimento de responsabilidade da Empresa Regional de Transmissão de Energia S.A. Para isto, caminharemos por conceitos construídos a partir do nosso dia a dia, discutindo questões relevantes sobre o patrimônio cultural. O interesse é compartilhar, com os habitantes de hoje, o conhecimento sobre as populações regionais do passado evidenciado pelas pesquisas arqueológicas locais. O patrimônio cultural arqueológico é um recurso não renovável e pertence à União, conforme a Constituição Brasileira. Assim, é patrimônio de todos nós.

Estudo e valorização do patrimônio arqueológico do vale do rio Pelotas, SC: a contribuição da UHE Barra Grande

Este livro é o resultado das pesquisas arqueológicas realizados na área abrangida pela Usina Hidrelétrica Barra Grande, na margem catarinense do vale do rio Pelotas, ao longo de seis anos. As pesquisas propiciaram o desenvolvimento do conhecimento sobre a pré-história local, revelaram sítios arqueológicos inéditos e oportunizaram o estudo detalhado dos sítios de enterramentos funerários, sobre os quais até pouco tempo atrás pouco se sabia.

Além dos resultados das investigações arqueológicas, o leitor conhecerá as ações educativos do Programa de Valorização do Patrimônio Cultural desenvolvido junto aos professores dos municípios catarinenses e sul-rio-grandenses da área de influência do empreendimento, envolvendo participação dos alunos e as comunidades da região.