27 3373-7900

Av. Presidente Costa e Silva, 177

Novo Horizonte - CEP 29902-120 - Linhares/ES

Livros do acervo da Biblioteca “Esther Augusta Calmon” de Machado de Assis

O alienista e outros contos

Publicado em 1882, esse texto conta a história do médico Simão Bacamarte, um cientista obcecado em determinar com precisão os limites entre a razão e a loucura. Para isso, instala na cidadezinha de Itaguaí, no interior do Rio de Janeiro, um hospital para doentes mentais chamado Casa Verde. A princípio, é bem aceito pela população, mas à medida que vai encarcerando pessoas que ninguém considerava loucas, começam os protestos que deixam a cidade em polvorosa. Isso porque o doutor Bacamarte aplicava rigidamente o seguinte princípio: qualquer atitude que denunciasse um desvio da racionalidade (uma mania, um hábito estranho etc.), por mais irrelevante que fosse, bastava para que uma pessoa fosse considerada louca, e assim era internada. Depois de algum tempo, a maior parte da cidade estava na Casa Verde. Surpreendentemente, um dia, o doutor liberta todos os internados e aplica o princípio oposto: agora são considerados loucos quem é absolutamente justo, honesto, imparcial.

Memorias póstumas de Brás Cubas

Publicado em 1881, o livro marca o início do Realismo no Brasil. Além de retratar tipos e cenas comuns da sociedade carioca, uma das características da obra do autor, o narrador também conta sua infância, seus amores – sem idealizações –, suas frustrações, suas diversas tentativas de trabalho e de inventar – uma de suas invenções, o Emplasto Brás Cubas, seria um medicamento capaz de curar todas as doenças do mundo, e foi mais uma de suas frustrações.

Marcada pela ironia e pelo pessimismo, a obra não deixa de ter humor e inventividade, a começar pela presença inusitada de um narrador defunto. Narrativa que não entrega tudo de bandeja para o leitor, deixando sempre margem para dúvidas e possibilidades latentes nas entrelinhas, o livro de Machado de Assis é considerado um dos mais famosos e mais importantes romances da literatura brasileira de todos os tempos.

Quincas Borba

Uma grande herança recebida por um homem ingênuo e um triângulo amoroso que mais tem de imaginário que real constituem os elementos que animam a trama de Quincas Borba. Neste romance, Machado de Assis aprofunda a ruptura que Memórias póstumas de Brás Cubas havia estabelecido na literatura brasileira, lançando definitivamente os fundamentos de seu estilo.

Comments are closed.