27 3373-7900

Av. Presidente Costa e Silva, 177

Novo Horizonte - CEP 29902-120 - Linhares/ES

Livros do acervo da Biblioteca “Esther Augusta Calmon” que aborda sobre o pedagogo.

Pedagogia, ciência da educação?

Este livro traz diferentes olhares sobre o tema da educação, pedagogia e ciência. A pedagogia seria uma ciência que, como outras, estuda a educação? Ou tão somente uma disciplina ou um curso profissionalizante?

Com o presente livro, seus autores, ao trazerem a colaboração de diferentes autores nacionais e estrangeiros, pretendem revigorar o debate sobre o estatuto científico da pedagogia a partir das necessidades educacionais contemporâneos.

O capítulo: “Que Destino os educadores darão à pedagogia?” Aborda sobre o pedagogo.

História da Educação

Desde a primeira edição, a autora discute os aspectos sociais, políticos e econômicos dos quais o fenômeno da educação não se desvincula. E busca, nos pressupostos filosóficos, o fio condutor que auxilia a interpretação dos fatos históricos.

Nas páginas 142 a 146 falasse sobre os principais pedagogos.

Pestalozzi: Educação e ética

Com Pestalozzi – Educação e Ética, Dora Incontri estabelece um marco na pesquisa pedagógica nacional. Ao contrário do interesse que Pestalozzi desperta internacionalmente, em nosso meio acadêmico não havia ainda nenhum trabalho sobre esse importante educador.

Educação e Ética é um livro incisivo, sério e fundamento nas fontes. São de grande valia os textos colocados no final desta edição, a maioria, de Pestalozzi (que ainda não tinha sido traduzido ao português).  A Carta de Stans, texto considerado pelos estudiosos como um dos mais importantes de toda a sua vasta bibliográfica, aparece aqui praticamente completa. Também é de muito interesse o excerto de Jullien (colaborador e amigo de Pestalozzi), em que e mostrado o funcionamento do famoso instituto de Iverdon.

Comments are closed.