Livros do Acervo da Biblioteca “Esther Augusta Calmon” que retratam sobre a Lei Áurea

História do Direito Brasileiro

Nossa história do direito brasileiro pode ser considerada uma obra de ciência e um texto escolar. Alicerçada nas confidências seguras das fontes e muito refletida do ponto de vista doutrinal, repousa no modo histórico de pensar o direito e percorre os diferentes modos como a história o foi pensando.

Nas páginas 378 a 382 aborda sobre a lei Áurea.

História do Direito

Disciplina de grande importância para o embasamento de conceitos essenciais à compreensão do Direito contemporâneo, a obra, em sua 7ª edição, analisa os percursos da longa trilha deixada pela lei e pelos institutos jurídicos do passado. Em abordagem objetiva e didática, o autor ressalta os traços mais característicos das civilizações de tempos distantes e suas experiências no terreno da legalidade pelo decurso dos séculos.

Nas páginas 424 a 426 aborda sobre a lei Áurea.

História do Direito Geral e do Brasil

História do Direito: Geral e do Brasil é fruto de quatro anos de pesquisas em fontes primárias com objetivo de apresentar e discutir as formas pelas quais os seres humanos, nas variadas épocas, normatizaram suas coletividades. Partindo do pressuposto que há intima ligação entre aqueles que fazem as leis — seus estilos de vida, suas intenções políticas, sociais, etc. — e os temas e objetivos das regras elaboradas, este livro trata desta relação desde antes da história até os dias atuais, com ênfase — na segunda metade da obra — na história do direito brasileiro. É um livro para estudiosos do Direito e para aqueles que desejam entender melhor a história da humanidade.

Nas páginas 403 a 404 aborda sobre a lei Áurea.