Microempreendedor é tema de palestra na Faceli

Aconteceu na Faceli uma palestra sobre “A lei do microempreendedor individual como instrumento de incentivo ao empreendedorismo e a desburocratização de pequenos negócios”. O evento ocorreu na quarta-feira (17/11) e foi ministrado pelo advogado Rodrigo Campana Fiorot.

A palestra é uma promoção da coordenação do curso de Direito da Faceli, com o objetivo de estimular o aprendizado dos estudantes da instituição e incentivá-los na busca de novos conhecimentos.

Para o palestrante Rodrigo Campana Fiorot, o momento foi uma oportunidade de informar sobre o tema, esclarecer dúvidas, mostrar as vantagens dessa lei.

“Durante o momento eu procurei frisar sobre lei do microempreendedor que veio tentar formalizar as pessoas que trabalhavam na informalidade. Possibilitar autônomos e pequenos comerciantes terem o próprio negócio, pagando apenas R$55,00 por mês. Para os alunos de Administração  falei sobre como iniciar um novo negócio a partir dessa lei. Já para quem é estudante de Direito  mostrei a abrangência na prática, sobre a tributação dos negócios, a facilidade de se legalizar um pequeno empreendedor, pagando pouco imposto”, disse Rodrigo Campana.

Os alunos dos cursos de Administração e Direito que participaram da palestra gostaram da iniciativa da faculdade em orientá-los sobre o assunto. Para Pedro Guilherme de Assunção Bayerl, que faz o 6º período de Administração, “a palestra foi muito interessante. Falou sobre tributos e outras questões dessa lei que eu não sabia como funcionava. Me mostrou como ser um microempreendedor, quais os benefícios que essa lei pode proporcionar para quem quer montar o próprio negócio. Aprendi muito com a palestra”.

Já a estudante do 9º período de Direito, Marines dos Santos Perovano, que está fazendo monografia sobre o assunto, diz que palestra foi enriquecedora. “Me deu maior esclarecimento sobre o tema, principalmente, no meu trabalho de conclusão de curso, que é sobre A constitucionalização da responsabilidade ilimitada do empresário individual. Essa palestra é importante para a formação de pensamentos e espírito crítico. Me proporcionou maior conhecimento do assunto. Palestras como essa devem ter sempre na faculdade. São atividades extra-classe. Ela amplia os conhecimentos”, disse a aluna.

Assessoria de comunicação

Joyce Azevedo