NUPPED da Faceli realiza Oficinas Pedagógicas com Professores da Educação Infantil de Linhares-ES

Com o objetivo de implementar sessões do brincar heurístico (palavra derivado do grego eurisko, que significa descobrir, inventar, obter) em turmas de 1 e 2 anos nas escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Linhares, nos dias 26 e 27 de maio de 2022 aconteceu, nos turnos matutino e vespertino, quatro encontros com os professores público alvo das Oficinas Pedagógicas – O brincar heurístico na creche.

A ação foi promovida pelo Núcleo de Práticas Pedagógicas (NUPPED) da Faceli em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Nessa etapa, participaram das oficinas sobre o brincar heurístico 120 professores das turmas de 1 e 2 anos.

O brincar heurístico propõe oferecer aos bebês e crianças bem pequenas uma grande variedade de objetos dispostos em um ambiente, cuidadosamente, planejado com os quais possam manipular, explorar e descobrir suas propriedades e função. Essa proposta de trabalho qualifica as oportunidades educativas na creche, fomentando a concentração e a autoatividade das crianças.

A Coordenadora do setor de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Ruy Santana, destaca a importância das oficinas para a formação continuada dos profissionais que atuam na educação infantil pois “provoca mudanças e reflexões no educador, possibilitando o aprimoramento da prática pedagógica e a ampliação do repertório de saberes”.

Desta forma, o NUPPED busca através do qualificado corpo docente do curso de Pedagogia da Faceli, prestar um serviço que contribua e auxilie a Educação Infantil de Linhares voltada às escolas municipais, nesta etapa fundamental do desenvolvimento humano.

Fotos: Márcia Perini Valle