Na criação do curso de Graduação em Administração da Faceli, entrelaçam-se vários ideais. Entre eles, o de ser um diferencial no que se refere à formação inicial e continuada e à valorização de profissionais da Administração na região norte do Estado do Espírito Santo.
Assim, ao conceber o conhecimento como possibilidade de emancipação humana, o Curso de Administração da Faceli procura distanciar-se de modelos pedagógicos que tendo o professor como o centro do processo de ensino, privilegiem a mera transmissão de conhecimentos e informações; mais importante que repassar conhecimento é desenvolver no(a) aluno(a) a capacidade de aprender a aprender.
Acreditando que o processo de aquisição de conhecimento deve ser compreendido como decorrência das interações estabelecidas pelo(a) aluno(a) com o meio em que vive, cabendo ao professor o papel de mediador desse processo e articulador dessas trocas, assume-se como norteadores do curso a busca constante da qualidade nas atividades acadêmicas, e a permanente comunicabilidade com a sociedade e seus problemas reais.
Nesse contexto, com o intuito de atender as demandas que estão ocorrendo a cada dia, em face de rápidas transformações e inovações científicas e tecnológicas e, consequentemente, do espaço de trabalho e das condições do exercício profissional do administrador, a matriz curricular adotada contempla um eixo de formação básica, um eixo de formação profissional, um eixo de estudos quantitativos e suas tecnologias e um eixo de formação complementar.
Para complementação dos estudos da matriz curricular, a Faceli possui ainda o Núcleo de Práticas Administrativas e de Negócios – NUPAN com atividades destinadas à consultoria e prestação de serviços à comunidade (pessoas físicas e jurídicas) nas seguintes áreas: Finanças, Mercadologia, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Produção (Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos), Materiais e Sistemas de Informações Gerenciais. Nesse espaço, os acadêmicos do curso de Administração tem oportunidade de vivenciar os conteúdos aprendidos em sala de aula.