Alunos de Gestão Ambiental e Silvicultura encerram comemoração da Semana da Árvore

Fim de semana foi cheio de conhecimento para os alunos de Silvicultura e Gestão Ambiental da Faceli. É que eles participaram de um Dia de Campo para encerrar a comemoração da Semana da Árvore, que teve início na última segunda-feira (21/09) e foi encerrada neste sábado (26/09). O Dia de Campo aconteceu  no Sítio Jest, em Jaguaré.

Durante o Dia, os alunos puderam praticar o conteúdo aprendido na sala de aula sobre os quatro temas: Recuperação e Regeneração de Florestas Degradadas; Cultivo do Cacaueiro em Sistemas Agroflorestais (SAF); Produção Tecnificada de Café com Escalonamento de Colheita; e Plantio de Eucalipto.

O aprendizado não ficou só no sítio, depois desse trabalho de campo, os estudantes se dividiram em grupos para realização de abordagens e relatórios sobre a aula prática, que serão apresentados posteriormente em seminários.

Segundo o coordenador dos cursos, Marco Menegaz, a participação dos alunos no evento é importante para vida profissional. “Temos o propósito com o este projeto, capacitar os alunos, relacionar os conteúdos teóricos abordados em sala de aula com os aspectos práticos observados e evidenciados pelos professores. Deste modo, os alunos terão uma visão ampla da possibilidade de implantação de sistemas agrícolas de forma sustentável e responsável”, disse o coordenador.

Ele acrescenta, “também acreditamos que desta forma, os estudantes vislumbrem as futuras aplicações dos conhecimentos adquiridos, de forma a possibilitar maior empregabilidade, com melhor remuneração. Além disso, que eles aproveitem o evento, como uma atividade que oportuniza o aprendizado de elaboração de relatórios e/ou projetos, compartilhando experiências adquiridas na comunidade acadêmica”.

O Dia de Campo no sítio Jest, fez parte da programação da Semana da Árvore, que comemorou a data com abordagens sobre o tema durante toda a semana nas aulas.

A programação da Semana da Árvore foi elaborada pelo coordenador Marco Menegaz, em conjunto com supervisor pedagógico, Marco Antonio Aguilar, os professores das disciplinas das estações aplicadas no Dia de Campo,Alcemar Gasparini e Valber Campores, e os demais professores dos cursos.