Alunos de Silvicultura da Faceli visitam empresa produtora de adubo orgânico em Aracruz

Alunos do curso de Tecnologia em Silvicultura da Faceli participaram, no último sábado, 7 de julho, das 8 às 12 horas, de mais uma aula prática de campo. Desta vez a atividade foi realizada na empresa Organoeste Biotecnologia e Adubo Orgânico, situada no município de Aracruz.

Os alunos puderam acompanhar de perto e verificar na prática todas as etapas do processo de compostagem que é necessário para obtenção do adubo orgânico. A compostagem foi um dos conteúdos teóricos abordados em sala de aula na disciplina Fertilidade, Uso e Conservação do Solo, ministrada pelo professor, Marco Antonio Galeas Aguilar.

Durante a aula o Engenheiro Agrônomo responsável pela empresa, José Alex Carvalho, explicou que a Organoeste vem trabalhando para garantir, através da biotecnologia, uma opção de desenvolvimento sustentável realmente viável que permite a biodegradação acelerada de resíduos orgânicos que resultam na obtenção de um adubo que possui todos os nutrientes essenciais para crescimento e produção dos cultivos, evidenciando assim a importância do uso de compostos orgânicos para as plantas.

Ainda foi mostrado que o processo biotecnológico utilizado apresenta-se como uma alternativa para a destinação de resíduos orgânicos (restos da indústria de aves, bovinos, eucalipto, frutas, etc.) que ao invés de se constituírem poluentes, são transformados em matéria multinutriente que melhoram as propriedades, químicas físicas e biológicas do solo. Com essa melhoria, também se consegue aumentar a resistência das plantas às pragas e doenças e também aumentam a tolerância a estresses abióticos (seca, etc.).

Os alunos aprovaram a visita e ressaltaram que a mesma veio somar-se às várias atividades práticas organizadas e realizadas pelo Colegiado e a Coordenação dos Cursos de Tecnologia no decorrer do semestre. A importância da contribuição da instituição no que se refere a viabilizar as aulas com fornecimento de infra-estrutura como o transporte, por exemplo, também foi ressaltada.

Assessoria de Comunicação:

Priscyla Costa